O IPÊ realizou, dia 26 de janeiro, o primeiro mutirão de plantio de árvores de 2012, na cidade de Nazaré Paulista (SP). Um evento com a participação de crianças e adultos marcou o início do reflorestamento, que é resultado da campanha “Danoninho para Plantar” - uma parceria entre o Instituto e a marca do tradicional petit suisse da Danone. Mais de 30 pessoas, entre crianças e adultos, estiveram presentes para plantar a sua árvore nativa e colaborar com a conservação da Mata Atlântica.
A presença de pais e filhos simbolizou a participação do consumidor na campanha, fundamental para a iniciativa. As mudas são resultado de uma brincadeira proposta pela Danoninho: ao comprar o produto, além de semear sementes no potinho, o consumidor tinha acesso a um código para plantar suas árvores no site “Floresta do Dino”, mascote da marca. A adesão foi grande e garantiu 88.914m2 de floresta virtual, quase de 21.000m2 a mais do que na campanha anterior, em 2010. Toda essa área (12 hectares) vai abrigar 20 mil mudas reais de árvores nativas do bioma, plantadas pelos técnicos do IPÊ, organização que também será responsável pela manutenção do espaço.
“A atividade é uma maneira de dar retorno a todos que participaram da campanha e depositaram sua confiança na nossa causa. Ao longo dos anos temos notado o aumento do engajamento das pessoas na questão ambiental, buscando fazer sua parte por uma vida mais sustentável. As pessoas gostam de participar, basta criarmos oportunidades para tanto”, afirma Andrea Peçanha, coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis
do IPÊ.
No evento de lançamento foram plantadas 200 mudas, em uma área de 2,5 hectares, às margens da represa Atibainha, que faz parte do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água de grande parcela da região metropolitana de São Paulo e de Campinas. A região onde o plantio foi executado é bastante importante para a conservação dos recursos hídricos, fauna e flora da Mata Atlântica, considerado um dos biomas mais ameaçados do Brasil, que mantém hoje cerca de 7% da sua cobertura original.
Para Claudia Helena Pinheiro (ao lado), moradora de Nazaré Paulista e mãe de três crianças presentes na atividade, o mérito da parceria está no estímulo à participação de ações concretas em prol do meio ambiente. “Desperta a consciência deles para os problemas ambientais. Plantar árvores fora do ambiente virtual também é muito saudável e eles começam a perceber isso como algo natural, que eles têm que levar como hábito pra vida toda”, comenta.
O grande objetivo de IPÊ e Danoninho com a ação foi levar ao consumidor informações sobre a biodiversidade brasileira, motivar uma experiência ecológica plantando as sementes no potinho e ainda incentivar para uma participação ativa em prol da sustentabilidade, por meio do plantio de mudas para restauração florestal.
O Instituto mantém ainda outras parcerias com o intuito de restaurar áreas florestais para a proteção de cabeceiras de represas e manutenção dos recursos hídricos. Além de reflorestamento, os projetos levam informação, educação ambiental e capacitação à comunidade local.
Mais fotos em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.357256427619497.92085.151567548188387&type=3&l=9ee323bb58
