Staff Senior

Staff Senior
Biólogo formado pelo Instituto de Biociências/USP, Mestre e Doutor em Ecologia pela mesma universidade. Suas pesquisas focam em Ecologia da Paisagem, conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos e na priorização de áreas para conservação e restauração. Publicou mais de 30 artigos em veículos nacionais e internacionais. É revisor de diversas revistas científicas internacionais e, em 2008, o seu artigo ficou entre os 50 mais citados da Revista Biological Conservation. É professor pemanente da ESCAS e já ministrou dezenas de cursos sobre Sistemas de Informações Geográficas, Análises Espaciais e Ecologia da Paisagem, para mais de 600 alunos, profissionais em biologia da Conservação. Participou na formação de mais de 20 alunos de mestrado e doutorado como orientador ou co-orientador.
Bióloga e pedagoga com especialização em Ciências Ambientais pela Universidade São Francisco/SP e MBA em Gestão e Empreendedorismo Social na FIA – Fundação Instituto de Administração. Atua no IPÊ desde 1998. Dedica-se ao desenvolvimento e gerenciamento de parcerias estratégicas com a iniciativa privada e fomenta a criação, desenvolvimento e comércio de produtos e serviços para geração de renda às comunidades de áreas prioritárias à conservação da biodiversidade onde o IPÊ atua.
Bióloga formada pela UFPR, Especialista em Biologia da Conservação pela UEMS e Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP. Concentra suas experiências profissionais e produções acadêmicas principalmente voltadas aos temas áreas protegidas, manejo de unidades de conservação e instrumentos de gestão ambiental.
Co-fundador. Mestre em estudos latino-americanos e Doutor em Ecologia pela Universidade da Flórida (EUA). Professor aposentado da Universidade de Brasília. Reitor da ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e Vice-Presidente do IPÊ. Pesquisador associado sênior do Centro de Estudos Ambientais e de Conservação da Columbia University e diretor internacional de conservação do Wildlife Trust Alliance, ambos em Nova Iorque (EUA). Atualmente ocupa o cargo de conselheiro do Fundo Brasileiro para Biodiversidade – FUNBIO e do WWF Brasil. Recebeu mais de 10 prêmios nacionais e internacionais como “Empreendedor Social da América Latina” (2010) e “Empreendedor Social do Brasil” (2009).
Veterinária pela UFRuRJ, Mestre e Doutora em Ecologia pela Unicamp, com especialização em Manejo de Vida Silvestre pelo Smithsonian Institution. Atua no IPÊ como pesquisadora desde a sua criação, em 1992, na área de manejo de espécies ameaçadas e comportamento animal.
possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (2002) e mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (2007). Faz parte da equipe do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas desde 2004. Atualmente é coordenadora geral do projeto de Conservação do Peixe-boi-amazônico no Baixo Rio Negro e coordenadora executiva dos projetos Motivação e Sucesso na Gestão de Unidades de Conservação e Monitoramento Participativo da Biodiversidade em Unidades de Conservação Amazônicas. Recebeu um dos Prêmios Futuro Conservacionista (Future Conservationist Award), pelo Conservation Leadership Programme e foi selecionada como uma das lideranças mundiais emergentes na conservação da vida silvestre (Emerging Wildlife Conservation Leaders - 2011-2012).
Engenheiro agrônomo formado pela Esalq/USP, Mestre em Ciência Ambiental pelo PROCAM/USP e Doutor em Pesquisa Ambiental pelo Imperial College London. Faz parte da equipe do IPÊ desde 1992 e participa de diversas iniciativas relacionadas à pesquisa e conservação, com foco em serviços ecossistêmicos e projetos de carbono. É autor do livro "Fragmentos florestais no Pontal do Paranapanema" e fellow dos programas: Lead – Leadership Program for Environment and Development, Russel E. Train Education for Nature Program e Alcoa Foundation's Conservation and Sustainability Fellowship Program.
Bióloga, Mestre em Ciências Biológicas - Zoologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Concentra suas pesquisas em gestão de áreas protegidas, no monitoramento da biodiversidade e no envolvimento comunitário.
Formado em Comunicação Social pela FAAP – Fundação Armando Alvarez Penteado e graduando em Administração de Empresas pela Faat – Faculdades Atibaia. Atua no IPÊ desde 1995. Em 2000 participou do início das atividades do IPÊ no baixo Rio Negro como coordenador financeiro de projetos com recursos do FNMA - Fundo Nacional do Meio Ambiente, PCE - Projeto Corredores Ecológicos, USAID Brasil, ARPA - Áreas Protegidas da Amazônia e de iniciativa de capacitação para gestores públicos de áreas protegidas da Amazônia. Desde 2009 atua como coordenador administrativo e financeiro da ESCAS.
Mestre em ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Atua no IPÊ desde 1995. Em 2000, iniciou as atividades do IPÊ no baixo Rio Negro, Amazonas, onde permaneceu até o final de 2008. Atualmente, coordena os cursos de curta duração em meio ambiente e sustentabilidade da ESCAS.
Engenheiro Florestal formado pela Esalq/USPS, Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade da Florida (EUA) e Doutor pela Universidade de Kent (Inglaterra). Concentra suas pesquisas na ecologia de grandes mamíferos, na conservação e restauração de paisagens fragmentadas, e no envolvimento comunitário. Publicou mais de 40 artigos em veículos nacionais e internacionais, e é fellow da Fundação Ashoka para empreendedores sociais. Entre os prêmios recebidos, destaca-se o Whitley Gold Award (2002) e o Rolex Award (2004).
Bióloga pela Unesp/SP, Mestre em Educação Ambiental pela USP de São Carlos, com especialização em Biologia da Conservação pela Universidade de Columbia (EUA). É coordenadora de educação ambiental do IPÊ desde 1992., onde desenvolve programas de educação para conservação, proteção e valorização de áreas naturais protegidas e a biodiversidade local. É autora de inúmeros artigos publicados no Brasil e no exterior e materiais didáticos no campo da educação ambiental.
Engenheira Florestal pela Esalq-USP, Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela UFMG, e Doutoranda do Programa de Biodiversity Management do Durrell Institute for Conservation and Ecology (DICE), Kent University (Inglaterra). Presidente do IUCN/SSC Tapir Specialist Group (CBSG) desde 2000, facilitadora da Rede Brasileira do IUCN/SSC Conservation Breeding Specialist Group (CBSG) desde 2004, e membro do Steering Committee da Comissão de Sobrevivência de Espécies (Species Survival Commission) da IUCN. Recebeu três prêmios internacionais incluindo o Harry Messel Conservation Leadership Award do Species Survival Commission (2004), o Golden Ark Award do Golden Ark Foundation (2008) e o Whitley Award do Whitley Fund for Nature (2008).
Engenheira florestal, formada pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, com especialização em Gestão Ambiental pela Unicamp e mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP de São Carlos - SP. Atua no IPÊ desde 2003, onde coordenou até 2009 o Centro Brasileiro de Biologia da Conservação (CBBC), centro de cursos de curta duração. Nos últimos seis anos lidera projetos para a proteção e recomposição de florestas nativas no ambiente rural e para a revitalização de espaços verdes no ambiente urbano.
Jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo, com especialização em Meio Ambiente e Sociedade pela FESP/SP e MBA em Comunicação Corporativa pela Aberje/SP. Possui experiência em veículos de comunicação
como TV Cultura, Companhia de Notícias, jornais Diário do Grande ABC e Notícias Populares, e na comunicação institucional para Terceiro Setor. Atua no IPÊ desde 2003 e na coordenação do núcleo de comunicação desde 2011.
Co-fundadora. Doutora em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília e Mestre em educação ambiental pela Universidade da Flórida (EUA). Começou a atuar em educação ambiental em 1988, quando criou e coordenou por três anos, um programa no Pontal do Paranapanema, no Parque Estadual do Morro do Diabo (Instituto Florestal de São Paulo). Tem realizado pesquisas em educação ambiental e publicado inúmeros trabalhos no Brasil e no exterior. Ministra cursos de educação ambiental para professores e profissionais de diversos campos no Brasil e no exterior. É participante do Wildlife Trust Alliance no Brasil, fellow da Ashoka, líder Avina e representante da Comissão de Educação e Comunicação da IUCN para a América do Sul. Ajudou a criar o Centro Brasileiro de Biologia da Conservação (CBBC), hoje ESCAS. Recebeu prêmios nacionais e internacionais, como o Empreendedor Social da América Latina (2010) e Empreendedor Social do Brasil (2009), Prêmio Cidadania Mundial (2007), Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental (2006), Revista Claudia (2002).