A Green Friday chegou na ESCAS

Inspirados pela Green Friday, uma iniciativa da Agenda de Sustentabilidade que sugere o consumo de conhecimento no dia em que todos estão voltados para a compra desenfreada de produtos eletrônicos, a ESCAS está concedendo 30% de desconto para o primeiro inscrito no Curso de Verão em Biologia da Conservação.
O Curso de Verão está totalmente renovado e acontecerá de 02 a 06/02/2015 na sede do IPÊ em Nazaré Paulista. Com temas que vão da Teoria ao Empreendedorismo, o participante será incitado a trazer uma ideia e transforma-la em projeto com a ajuda de profissionais da área de Biologia, Negócios Sustentáveis, Captação de Recursos, entre outros. Para se inscrever, basta acessar nosso link: http://www.ipe.org.br/curso-de-verao-em-biologia-da-conservacao-e-manejo-da-vida-silvestre

Venha estudar em uma das melhores escolas de sustentabilidade do Brasil!

Veja as regras para esta promoção:
1 – A promoção de 30% de desconto é válida, somente, para o dia 28/11/2014.
2 – O primeiro inscrito deverá aguardar o contato da equipe ESCAS, por e-mail, para efetivar o pagamento com desconto.
3 – A ESCAS entrará em contato com todas as pessoas que efetivaram suas inscrições no dia 28/11/2014, para o curso em questão, anunciando quem é o vencedor da promoção até o dia 01/12/2014
4 – O pagamento da inscrição deverá ser efetivado no dia 02/12/2014, à vista, para que seja considerado os 30% de desconto.
5 – Se o vencedor da promoção não cumprir as 4 primeiras regras, a ESCAS tem o direito de contemplar o segundo colocado e, assim, sucessivamente.

Felicidade Interna Bruta em Serra Grande foi avaliada por aluna do Mestrado Profissional da ESCAS

Felicidade Interna Bruta – FIB nasceu em um pequeno país da Ásia chamado Butão, em 1972, proposto pelo então rei Jigme Syngie Wangchuck com o intuito de organizar o desenvolvimento de seu país baseado em prioridades como paz, segurança, sustentabilidade e felicidade. Sendo assim, a FIB passou a ser um programa politico, que usa nove dimensões para avaliar o desenvolvimento da nação.

Baseada neste princípio, Fabiana Santos da Silva, aluna do Mestrado em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS, decidiu avaliar a FIB de Serra Grande, uma vila do município de Uruçuca, sul da Bahia. O local foi escolhido pois abriga uma das maiores biodiversidades de espécies florestais do mundo, protegidos pelo Parque Estadual Serra do Conduru – PESC, além de possuir uma grande variedade cultural incitada pelos mais de 4000 habitantes.

A pesquisa se iniciou pelas entrevistas orais com 60 moradores da vila, tanto mulheres como homens. Entre eles, estão nativos, pessoas vindas de outas cidades, estados e países, com idades que variaram entre 13 e acima de 60 anos. No questionário, perguntas nas dimensões como o bem-estar psicológico, uso do tempo, vitalidade comunitária, diversidade cultural, educação, saúde, resiliência ecológica, padrão de vida e boa governança.

Após meses de estudos, Fabiana concluiu que a Felicidade Interna Bruta da Vila Serra Grande supera em 0,18 o percentual médio de felicidade de outros locais, obtendo 0,68 como pontuação e indicando que a comunidade é FELIZ! “Contudo, verificou-se que as dimensões possuem baixa correlação, e por isso cada uma deve ser analisada separadamente e cuidada individualmente para se entender que ações devem ser implementadas para a melhoria da qualidade de vida dessa comunidade” sugere Fabiana.

Diante do estudo elaborado também notou-se uma grande receptividade por parte da população em contribuir para conservar as características consideradas positivas e buscar melhorias para o pequeno povoado.

Eventos Sustentáveis: Um desafio para os mestrandos da Bahia

DSC09208

 

A Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – ESCAS tem como um de seus princípios educacionais as soluções inovadoras que superem os desafios sociais, ambientais, econômicos e culturais do mundo atual.

Nesta linha, os alunos do Mestrado Profissional, possuem uma disciplina chamada “Resolução de Desafios”, que incita a busca por um desafio socioambiental real para avaliação e resolução com base no conhecimento adquirido durante o curso.  É o que chamamos inserção social do curso.

Em Uruçuca/BA, a turma de 2014 elaborou, de forma participativa e com a coordenação dos professores Richard Alves e Claudiana Figueiredo, um material educativo contendo princípios e orientações inspiradoras para o planejamento e realização de eventos sustentáveis em Serra Grande, comunidade em que acontece o Mestrado Profissional da ESCAS.

Serra Grande está localizada no Corredor Central da Mata Atlântica, um hot spot da biodiversidade mundial, onde a cultura, belezas cênicas e recursos naturais constituem o principal patrimônio do território. Apesar da vocação sociocultural e ambiental da comunidade, a maneira atual de realização dos eventos, que desconsideram princípios da sustentabilidade, causa impactos negativos ao meio ambiente e prejudica a qualidade de vida dos moradores e turistas. Sendo assim, fez-se necessário, portanto, um novo modelo para realização de eventos com características sustentáveis.

O documento apresenta diretrizes a respeito de aspectos sociais, como por exemplo o combate ao turismo sexual, trabalho infantil,  uso de drogas, melhorias ou inserções de emergências médicas e estímulo -a participação comunitária, aspectos culturais, como a valorização das manifestações culturais locais, e também ambientais como a redução ou reutilização e reciclagem de resíduos, entre outros.

O material tem o intuito de disseminar a prática da sustentabilidade na localidade, e influenciar os tomadores de decisão e organizadores de eventos. As próximas etapas serão a distribuição deste material á comunidade em geral e prefeitura

Lista de aprovados do Mestrado Profissional – turma 2014

A Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – ESCAS – divulgou, hoje (07/07), a lista de aprovados para o curso de Mestrado Profissional que terá início em Agosto/2014.

Após o período de inscrições, provas e entrevistas individuais, 16 candidatos de diferentes lugares do Brasil foram selecionados para compor a nova turma. “É muito interessante o nível de diversidade alcançada neste grupo, no que tange a área de graduação. Temos biólogo, designer, advogado, engenheiro, administrador e esta condição traz riqueza de informações entre todos os participantes” afirma Cristiana Saddy, coordenadora do Mestrado.

Abaixo, está o link para a tabela de classificação:

tabelaclassificação2014

ESCAS lança edital para bolsas de estudo no Mestrado Profissional

11205743796_4026ffa3a5

A Escola de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – ESCAS – lançou nesta segunda-feira (31/03) dois editais que oferecem bolsas de estudo para alunos que estejam interessados no Mestrado Profissional .

O primeiro edital corresponde ao financiamento proveniente de um Projeto de Serviços Ecossistêmicos que será realizado pelo IPÊ e AES- Tietê em área de reflorestamento localizada em Caconde/SP, onde, a pesquisa é coordenada pelos docentes Dr. Laury Cullen Jr. e Dr. Pedro Miguel Pedro.

Já o segundo edital, é um oferecimento da WWF’s Russell E. Train Education for Nature Program (EFN).

Para saber mais informações e o procedimento de inscrições, acesse nossa página : http://www.ipe.org.br/mestrado/editais-2014/

 

ESCAS no Guia das Melhores em Educação para a Sustentabilidade

A Revista Ideia Sustentável publicou em agosto uma edição especial de um Guia das Melhores Escolas de Educação para a Sustentabilidade. A ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade é uma das escolas recomendadas.

Leia aqui, matéria com o reitor Claudio Padua:

http://www.ideiasustentavel.com.br/2013/08/especial-uma-volta-ao-mundo-da-educacao-para-a-sustentabilidade/2/

Confira a lista dos aprovados no Mestrado Profissional ESCAS – Bahia

Lista dos candidatos aprovados para a nova turma do Mestrado Profissional de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, no Sul da Bahia. Para este curso, a ESCAS tem mais uma vez o apoio da Fibria e a parceria do Instituto Arapyaú.

Candidatos Aprovados                                                     Classificação

Cristina Leal Ferreira/economia                                            1

Ricardo Dórea Gomes da Costa/agrônomo                     2

Claudio Neri Franco Lopo/administração                      3

Marina Dal Monte Figueiredo/advogada                         4

Maria Cristina Nascimento Vieira/pedagoga               5

Adelaido Pereira de Sousa/agrônomo                               6

Emilio José Santos Gusmão/comunicação social    7

Manoel dos Santos/pedagogo                                                   8

Cecília Naiane da Silva/economia                                         9

Deborah Ferrante Pizzatto/bióloga                                     10

Sidnei Sampaio dos Santos/biólogo                                    11

Cosme Nunes Pereira/advogado                                           12

Stella Tomás Silva/bióloga                                                        13

Inscrições prorrogadas para o Mestrado Profissional Bahia

Curso tem bolsa de estudos e é direcionado a profissionais que atuam no extremo sul do Estado
Foram prorrogadas para até dia 15 de julho as inscrições para o Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, no extremo Sul da Bahia. O curso é uma inciativa é da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ, em parceria com Instituto Arapyaú e apoio da Fibria.
Ao todo, são 12 vagas com bolsa para a formação de profissionais que atuam no extremo sul da Bahia, região com uma das maiores diversidades biológicas do Brasil.
As aulas são em formato modular e acontecem durante uma semana a cada mês, na cidade de Uruçuca, em Serra Grande (BA). O curso tem uma parcela de subsídio e os alunos precisam arcar somente com transporte, hospedagem, comunicação (internet/telefone) e alimentação durante o período do curso.Esta será a quarta turma na Bahia, que já formou 22 mestres, cujos trabalhos desenvolvidos por meio do curso já estão sendo aplicados na região e contribuindo para o desenvolvimento sustentável local. As inscrições podem ser feitas pelo site:www.escas.org.br. Mais informações pelo Edital: http://www.ipe.org.br/mestrado/edital-quarta-turma-serra-grande-ba/

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A QUARTA TURMA EXTRA-CAMPUS

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A QUARTA TURMA EXTRA-CAMPUS

DO

Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável

A SER REALIZADA EM SERRA GRANDE – BA

banner_escas

 

Parceria

IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas

Instituto Arapyaú

Fibria

 Veja o edital

ESCAS lança edital para Fundo de Pesquisa a alunos e egressos da turma Bahia

A ESCAS lançou em encontro, no dia 07 de março, um edital para Fundo  de Pesquisa a alunos e egressos do Mestrado Profissional no Sul da Bahia.

O Fundo de Pesquisa faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável – Turmas extra campus (Bahia), parceria entre o IPÊ, Instituto Arapyaú e FIBRIA com a finalidade apoiar a capacitação de profissionais atuantes em conservação e sustentabilidade no sul e extremo sul da Bahia.

Considerando que a pesquisa é uma forma de produção e disseminação de conhecimentos, é ferramenta fundamental na formação de um mestre.

Este Fundo de Pesquisa tem por finalidade financiar projetos que contemplem parte da pesquisa e publicação dos Produtos Finais dos estudantes e egressos da ESCAS/Bahia, incentivando e promovendo a pesquisa aplicada e com compromisso socioambiental

Confira o Edital: http://www.ipe.org.br/mestrado/edital-para-fundo-de-pesquisa/