Sistemas Agroflorestais implementados pelo IPÊ fazem parte de novo livro

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs), vêm se tornando sistemas produtivos que potencializam a produção de forma sustentável equilibrando ganhos econômicos, sociais e ambientais. Há mais de 20 anos, o IPÊ vem trabalhando com esse sistema no Pontal do Paranapanema, junto a assentados rurais, em uma área de grande impacto para a proteção da Mata Atlântica e toda a sua biodiversidade. Os resultados desse processo e como ele vem sendo estruturado ao longo do tempo pelos pesquisadores do IPÊ fazem parte agora do livro "Sistemas Agroflorestais: Experiências e Reflexões", da Embrapa Ambiental.

A publicação pode ser acessada aqui. No capítulo "Perspectivas e desafios na ampliação de sistemas produtivos sustentáveis para a agricultura familiar no Pontal do Paranapanema", é possível conhecer algumas das metodologias aplicadas no desenvolvimento dos SAFs nessa região, a importância da agroecologia para a economia e bem estar social do agricultor familiar, bem como os desafios envolvidos na implementação deste processo. A autoria é de Haroldo Borges Gomes, Laury Cullen Jr., Aline dos Santos Souza, Nivaldo Ribeiro Campos e Williana Souza Leite Marin, especialistas do IPÊ em produção agroecológica combinada à conservação da biodiversidade.

O livro, lançado dia 12 de setembro, durante VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia e X Congresso Brasileiro de Agroecologia, é uma coletânea de diversos trabalhos e experiências de 38 pesquisadores de várias instituições de pesquisa, universidades e ONGs que trabalham com a temática juntamente com agricultores.

Leia aqui.