Primeira Oficina de Instituições Parceiras do MOSUC acontece em Brasília

 

O estabelecimento de parcerias entre organizações diversos setores (governo, sociedade civil e empresas) é visto como uma das chaves para a melhoria da gestão das Unidades de Conservação (UCs) no Brasil. Para estimular a realização dessas parcerias, o IPÊ começou, nesta semana, a desenvolver uma Experiência-Piloto de Fortalecimento da Gestão das UCs, com a participação de 13 organizações da sociedade civil que atuam em 16 territórios na Amazônia.

A proposta é fortalecer as organizações por meio de capacitações e atividades para que elas possam atuar em rede, desenvolvendo projetos em parceria com as UCs nas regiões onde já estão presentes, contribuindo mais efetivamente com a gestão dessas áreas protegidas. Por meio de um edital, o IPÊ selecionou instituições com interesse em compor essa experiência-piloto e que agora passam a receber acompanhamento do Instituto.

A primeira atividade do piloto é a Oficina de Instituições Parceiras do MOSUC (projeto Motivação e Sucesso na Gestão de UCs), que acontece até dia 10 de novembro, em Brasília, com a participação das instituições selecionadas.

Suzana Padua, presidente do IPÊ, esteve presente para falar sobre a história do Instituto e os desafios para a conservação socioambiental aos representantes das instituições. "Foi muito inspirador ver nessa reunião tantos empreendedores atuando pela Amazônia e que agora fazem parte dessa experiência. São pessoas que se dedicam por amor, porque os desafios são imensos e persistem. Acho que será uma troca muito importante entre o IPÊ e esses participantes, que também têm muito a ensinar sobre suas experiências na Amazônia. Vamos atuar como uma ponte entre essas organizações e demais parceiros dos vários setores, para buscar viabilizar ações que sejam relevantes na conservação dessas áreas", afirmou.

A oficina busca alinhar os objetivos entre as instituições parceiras sobre a atuação em rede no MOSUC, além de debater assuntos como termos de Parceria, Prestação de Contas, Fluxo de Informação, Apresentação dos Planos de Trabalho, Fluxo de Contratação das Pessoas, Relatórios, Cronograma e  Levantamento de Informações para Desenho da Capacitação.

MOSUC é realizado pelo IPÊ, em parceria com o ICMBio e conta com apoio de Gordon and Betty Moore Foundation.