Projeto Semeando Água reúne lideranças e desenvolve carta de compromisso em prol do Sistema Cantareira

O Encontro para aumentar a segurança hídrica no Sistema Cantareira no início de julho (03) marcou um momento-chave do projeto Semeando Água com o fortalecimento da articulação entre produtores rurais, pesquisadores, representantes da iniciativa privada e da esfera governamental. O evento com mais de 10 apresentações foi realizado na sede do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, em Nazaré Paulista, município que faz parte do Sistema Cantareira. O projeto Semeando Água é uma iniciativa do IPÊ, com patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Os participantes articularam conhecimentos, compartilharam experiências e mais do que isso iniciaram o desenvolvimento juntos com a equipe do Semeando Água e dos palestrantes de uma carta de compromisso com o Sistema Cantareira.  

E esse é apenas o ponto de partida, como revela Simone Tenório, pesquisadora do IPÊ e Coordenadora de Políticas Públicas do projeto Semeando Água. “Desde o início da concepção do evento buscamos formas de articular os múltiplos atores sociais, tendo em vista a criação de uma visão integrada como forma de embasar as ações necessárias à resiliência do Sistema Cantareira. A partir da carta, que marcou o início de uma nova fase, vamos desenvolver – em conjunto com os participantes do evento, palestrantes e convidados – um Plano de Ação. O objetivo é mobilizar ainda mais interessados em somar esforços em direção à proteção dos recursos hídricos, o que passa por recuperação/conservação do solo, responsabilidade no uso da água, melhor manejo das pastagens, restauração florestal, entre uma série de medidas que possuem extrema relação com a água”.

Saiba detalhes no blog Semeando Água