Design da Mata reúne mais de 200 artesãos de diversos estados brasileiros

A quarta edição do Design da Mata começa dia 26 de novembro, em São Paulo. O evento comercializa produtos artesanais de comunidades da Amazônia, Mata Atlântica e outras regiões, somando 10 estados. São centenas de artigos com design único, que estão carregados de histórias de seus locais de origem. As peças misturam arte, design e artesanato sustentável, matérias-primas naturais e técnicas tradicionais de comunidades indígenas, caboclas e caiçaras, rurais e urbanas.

Entre os itens à venda, estão produtos das comunidades que participam dos projetos do IPÊ na Amazônia e Mata Atlântica. Do Baixo Rio Negro (AM), serão vendidas geleias, balas e biscoitos de frutos amazônicos do grupo de Mães Maria de Nazaré, além de peças artesanais em madeira e fibras, da comunidade indígena Baré. Da Mata Atlântica, cestarias e artigos da comunidade do Ariri (Cananeia/SP), bem como camisetas e acessórios do projeto Costurando o Futuro (Nazaré Paulista), e café agroflorestal e buchas ecológicas do Pontal do Paranapanema (SP).

O Design da Mata acontece na loja Tidelli, na Av. Pedroso de Morais, 1684, em Pinheiros, até dia 30 de novembro. Durante o período, o público também poderá participar de uma programação cultural que abordará diversos temas relacionados aos territórios e ao modo de vida das comunidades produtoras, tais como degustações gastronômicas, sessões de cinema, rodas de conversa com designers e artesãos, oficinas para crianças, vivências culturais, entre outros. Para dar ainda mais profundidade ao tema do evento, a exposição “Olhar da Mata” apresenta cliques da Amazônia flagrados pelas fotógrafas Mila Mayer, Anna Guilhermina e Fernanda Pinto Coelho, e a parceria com a Livraria Cultura e a ONG “Lê Comigo” incentiva a ação “Doe um livro e compre um”, com novos livros selecionados e relacionados ao tema à venda, ao mesmo tempo que livros usados serão arrecadados para as comunidades.

Sobre o Design da Mata

A iniciativa começou em 2011, a partir do Núcleo Oikos e do Instituto Geração, com a participação das ONGs IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Instituto Socioambiental (ISA) e o Projeto Saúde & Alegria.

Em 2014, além dessas organizações, novos parceiros participam do evento: A Gente Transforma (iniciativa do designer Marcelo Rosenbaum) e a comunidade Várzea Queimada do Piauí; Rede Asta com grupos produtivos de artesãs de comunidades urbanas de baixa renda do Rio de Janeiro; Arte Ameríndia e os povos indígenas Wayana e Apalai residentes no norte do Pará e Amapá, e Huni Kuin (Kaxinawá) no Acre; A CASA museu do objeto brasileiro e os grupos de artesãos da Ilha do Ferro de Alagoas e Cerro Azul do Paraná; Fundação Almeirinda Malaquias e os artesãos da região do baixo Rio Negro; e na programação infantil, a ONG Vagalume com seu trabalho de mediação de leitura através de bibliotecas comunitárias por toda a Amazônia, além de vender o livro “Brasil Gigante”, fruto do intercâmbio cultural entre adolescentes da Amazônia e da cidade de São Paulo.

A ideia do Design da Mata surgiu de um grupo de jovens de São Paulo formado por empresários e executivos com vivência urbana e visão de mercado empreendedora. Depois de uma viagem de ecoturismo de base comunitária à Amazônia, realizada em outubro de 2011, seus integrantes decidiram colaborar com o desenvolvimento local e se engajaram rapidamente na iniciativa de promover a produção artesanal sustentável.

SERVIÇO:
4a edição do “DESIGN DA MATA” Mercado de Artesanato com Design Brasileiro
Local: Avenida Pedroso de Moraes, 1684 (Vila Madalena)
Data: De 26 a 30/11/2014
Horário: Dia 26/11, das 17h às 21h; dias 27, 28, 29 e 30, das 11h às 21h.
Preços dos produtos: De R$ 10,00 a R$ 500,00
Entrada franca