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Parceria Timberland e IPÊ – voluntariado empresarial em prol da recuperação da Mata Atlântica

MG 2880Desde 2006, o IPÊ estimula empresas a realizarem programas de integração com seus colaboradores por meio do trabalho voluntário e da conscientização ambiental. A ideia é promover um dia inteiro em contato direto com a natureza, desenvolvendo atividades de reflorestamento (oficina de produção de mudas e plantio), assistindo palestras de conscientização e conhecendo mais de perto a rotina de trabalho dos pesquisadores do IPÊ.

Outras empresas também fizeram sua parte no reflorestamento de áreas de Mata Atlântica, que é de grande importância já que o desmatamento não prejudica só flora e fauna, mas também a qualidade e volume de água em rios e represas que abastecem a população.

Objetivos da parceria

  • Sensibilização de colaboradores da empresa e seus familiares em relação a questões relacionadas à conservação do meio ambiente;
  • Incentivo ao voluntariado empresarial e à integração entre colaboradores;
  • Recuperação de áreas de mata ciliar para conservação das águas ou reflorestamento da Mata Atlântica;
  • Disseminar a causa da instituição para um público residente em grandes centros urbanos.

Estratégia Adotada

Para viabilizar eventos desse tipo, o Instituto mantém corpo técnico especializado e um viveiro, com capacidade de produção para 70 mil mudas/ano.
Os eventos podem contar com serviço de divulgação para a imprensa e de cobertura online via Twitter, para que os funcionários que não puderem estar presentes, terem condições de acompanhar o que está acontecendo. 

Resultados Obtidos

Só em 2010, os 260 voluntários (funcionários e seus familiares) da Timberland plantaram 700 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em uma área do município de Nazaré Paulista. Este foi o terceiro ano em que a empresa realizou esse mutirão. Nos anos de 2006 e 2009 o evento também foi realizado em parceria com o IPÊ e somando os três anos, foi possível plantar um total de 1.200 árvores. A ação fez parte da comemoração pelo "Dia internacional da Terra" realizada anualmente pela Timberland em todo o mundo.

Os profissionais do IPÊ são responsáveis pelo acompanhamento das mudas até os três anos de idade - quando elas já estarão aptas a desenvolverem-se na natureza junto com outras árvores. A mata ciliar ajudará na conservação e qualidade da água da represa.

Parceria Sadia e IPÊ, um presente de Natal para o planeta

bolsa sadiaEm uma ação conjunta com o IPÊ, a Sadia colocou seus kits de Natal para fazer parte de uma iniciativa positiva em prol da natureza. Os kits da linha Foods Sadia tornaram-se fonte de recursos para produção de mudas nativas. A cada 10 kits vendidos, a empresa doou uma muda de árvore nativa para ser plantada em regiões desmatadas do Brasil, totalizando 130 mil arvores. Por isso, cada bolsa é também um presente de Natal para o planeta.

Objetivos da parceria

  • Sensibilização - sabendo que algumas atitudes precisam ser tomadas para que o planeta continue em harmonia e que não existe mudança sem ação, a intenção é usar essa campanha para convidar as pessoas a se unirem para transformar o planeta em um lugar melhor para se viver.
  • Reflorestamento – cada 10 Kits de Natal Sadia vendidos neste ano vão corresponder à doação de uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica, produzida nos viveiros comunitários que fazem parte dos projetos do IPÊ no Pontal do Paranapanema, com a finalidade de reflorestamento.
  • Os viveiros comunitários são empreendimentos sociais que têm como objetivo o desenvolvimento econômico e ambiental das famílias de agricultores em assentamentos da reforma agrária localizados na região do Pontal do Paranapanema, extremo oeste de São Paulo, último fragmento de floresta Atlântica do interior do Brasil. A produção e comercialização de mudas nativas e exóticas para reflorestamento promovem a diversificação da atividade agrícola nessas comunidades.

Estratégia adotada

sadiamEm uma ação de Marketing Relacionado à Causa*, ao presentear seus colaboradores, os clientes da Sadia acabam colaborando com a missão do IPÊ. Mais do que uma bolsa desenvolvida por Serpui Marie, uma das mais conceituadas designers do mundo, esse é um presente para ressaltar que as pequenas atitudes são capazes de gerar grandes transformações.

* Marketing Relacionado à Causa - Trata-se de um acordo comercial entre empresa e organização da sociedade civil e/ ou causa que utilizam o poder de suas marcas para benefício mútuo. Para as empresas, trata-se de uma modalidade de investimento social corporativo que alinha estratégias de marketing às necessidades da sociedade, utilizando a expertise da área de marketing da empresa para promover e mobilizar a sociedade em prol de uma causa. As instituições sociais podem usufruí-la como uma ferramenta de captação de recursos e conscientização da sociedade.

Resultados obtidos

A expectativa da empresa foi alcançada, vendendo cerca de 1.300.000 kits, assim alcanço as 130 mil mudas produzidas. Por meio da campanha, serão plantados cerca 70 hectares de floresta, o equivalente a aproximadamente 70 campos de futebol.

Convênio IPÊ e Coelba

Coelba horizontal altaEm 2012, IPÊ e Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia assinaram convênio para realizar a restauração florestal na Mata Atlântica do sul da Bahia, de acordo com o projeto “Energia Verde”, realizado pela empresa. O projeto visa, com apoio do consumidor, aumentar a área de vegetação do bioma para ampliar a oferta de serviços ecossistêmicos, apoiar a mitigação das mudanças climáticas e conservar solos, água e biodiversidade local.

Para participar, o cliente se inscreve no projeto e doa mensalmente de R$3, R$5 ou R$7 a serem debitados na fatura de energia elétrica em 12 meses. O recurso arrecadado é investido no reflorestamento de áreas degradas de Mata Atlântica no Sul da Bahia. Em contrapartida, o projeto oferece aos participantes o direito de adquirir um bônus na compra de condicionador de ar, refrigerador, freezer ou televisor LCD certificado com o Selo Procel de Economia de Energia e disponibiliza seis lâmpadas fluorescentes compactas de 15W.

Para a realização do trabalho, o IPÊ conta com a parceria local da Polímata Soluções Ambientais, parceiro local responsável pela operacionalização do projeto.

O convênio irá restaurar 28 hectares e sua implantação será efetuada no último trimestre de 2012, com mão de obra 90% local. Será executado em propriedade de pecuaristas nos municípios de Itapé e Jussari, que possuem interesse em recuperar áreas de suas propriedades para composição do percentual necessário na formação da sua Reserva Legal e na recuperação de nascentes para suprimento de água na propriedade.

Sobre a Coelba

coelba marca alta Ener.verde 1A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - Coelba é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sétima em volume de energia fornecida. Fundada em março de 1960 e privatizada em 31 de Julho de 1997, a Coelba foi a primeira aquisição do Grupo Neoenergia, cuja participação atual no total de ações da Companhia é de 87,8%.

Presente em 415 dos 417 municípios da Bahia, a Coelba atende a mais de 14 milhões de habitantes em uma área de concessão de 563 mil km².  Hoje, a empresa conta com mais de 4,9 milhões de clientes, sendo 87,9% destes, clientes residenciais. Dos clientes residenciais, 57,7% são classificados como baixa renda.

Sobre a Polímata 

A Polímata Soluções Ambientais é uma empresa que fornece assistência técnica, serviços e consultoria ambiental para os setores rural, turismo e lazer, saneamento ambiental, órgãos públicos e sociedade civil em geral. Sua origem foi inspirada durante aprendizado de uma de suas fundadoras no Mestrado Profissional da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, com o objetivo de desenvolver atividades que visam a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade no Sul da Bahia.

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