Pesquisa, Educação e Negócios Sustentáveis para a conservação da biodiversidade brasileira.

Começar

Conservação da
biodiversidade

Conservação da biodiversidade

Pesquisa científica e inovação socioambiental. Ações de impacto com participação comunitária e educação na Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado.

NOSSOS PROJETOS
Conhecimento
transformador

Conhecimento transformador

Na ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, compartilhamos conhecimento e formamos líderes para a conservação e desenvolvimento sustentável.

VER CURSOS
Doe agora

Doe agora

Você faz toda a diferença para a proteção da biodiversidade brasileira. Seja um doador do IPÊ e faça parte da transformação da realidade socioambiental.

DOE AGORA

Notícias

Pesquisadora do IPÊ recebe prêmio da National Geographic Society, um dos mais importantes do mundo em conservação ambiental

II Seminário de Construção Coletiva de Aprendizados e Conhecimentos acontece em Brasília

De 4 a 6 de junho, o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizam o II Seminário de Construção Coletiva de Aprendizados e...

Mestre pela ESCAS mostra como natureza influencia bem estar de pessoas hospitalizadas

Muitas famílias no baixo Rio Negro vivem de programas governamentais e do corte de madeira, que não garante remuneração justa e, na maioria das vezes, está fora das normas de manejo. O IPÊ acredita no fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade amazônica para gerar renda e valorizar o conhecimento e práticas tradicionais. 

Esta é a proposta do projeto “Eco-Polos Amazônia XXI”. 

Nos últimos anos, o extrativismo de madeira tem sido uma das únicas alternativas de geração de renda para muitas famílias do baixo Rio Negro. O problema é que essa atividade não possui estabilidade, remuneração justa e, na maioria das vezes, não está de acordo com normas oficiais de manejo. O foco nesse tipo de atividade faz com que muitos saberes tradicionais de uso da terra sejam esquecidos, afetando diretamente a soberania alimentar das famílias.

O IPÊ, com mais de 10 anos de atuação na região, acredita que o fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade é uma alternativa adequada para reverter essa situação, promovendo geração de renda por meio da valorização dos produtos locais e, ao mesmo tempo, revitalizando os conhecimentos e práticas tradicionais de manejo. 

Confira os principais resultados deste Projeto

Junto com as comunidades, criar alternativas de geração de renda que melhorem a qualidade de vida, promovendo a sustentabilidade socioambiental da região. Atualmente, muitas famílias vivem da renda de programas governamentais e da exploração de madeira (serrada e para espeto) que não garante estabilidade, remuneração justa e na maioria das vezes não está de acordo com normas oficiais de manejo. Um dos caminhos para a mudança desse quadro é o fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade amazônica, que possam gerar renda, valorizar o conhecimento e revitalizar as práticas tradicionais de manejo, e esta é a proposta do projeto.

Confira notícias sobre o projeto e a região do Baixo Rio Negro www.ipe.org.br/blogecopolos

  • Nailza Pereira
  • Luiz Fonseca Filho

O barco Maíra I percorre as comunidades integrando-as e promovendo atividades socioambientais.

Para desenvolver o projeto, o IPÊ dispõe de um barco, o “Maíra I”, meio de transporte fundamental para chegar às comunidades ribeirinhas, já que o acesso na região é feito exclusivamente por via fluvial.O barco percorre a região do baixo Rio Negro até as localidades, promovendo capacitações, apoiando atividades de organização comunitária e educativas. O barco possui acomodações para 16 pessoas em cabines e 10 em redes.

O “Maíra I” foi doado ao IPÊ pelo Grupo Martins no final de 2003. Este grupo empresarial, com sede em Uberlândia (MG), atua no mercado atacadista. Além de seus objetivos empresariais, o Grupo Martins apoia projetos de conservação socioambiental de diversas regiões do Brasil.

Grupo Martins

Página 1 de 3