Começar

Conservação da
biodiversidade

Conservação da biodiversidade

Pesquisa científica e inovação socioambiental. Ações de impacto com participação comunitária e educação na Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado.

NOSSOS PROJETOS
Conhecimento
transformador

Conhecimento transformador

Na ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, compartilhamos conhecimento e formamos líderes para a conservação e desenvolvimento sustentável.

VER CURSOS
Doe agora

Doe agora

Você faz toda a diferença para a proteção da biodiversidade brasileira. Seja um doador do IPÊ e faça parte da transformação da realidade socioambiental.

DOE AGORA

Notícias

IPÊ finaliza plantios do primeiro trecho do Corredor Norte, no Pontal do Paranapanema

Pesquisadora do IPÊ recebe prêmio da National Geographic Society, um dos mais importantes do mundo em conservação ambiental

II Seminário de Construção Coletiva de Aprendizados e Conhecimentos acontece em Brasília

De 4 a 6 de junho, o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizam o II Seminário de Construção Coletiva de Aprendizados e...

Costurando o Futuro

O grupo de mulheres bordadeiras de Nazaré Paulista ganha renda extra com a produção de artigos que retrata a biodiversidade da Mata Atlântica e compreendem mais sobre temas como empreendedorismo e proteção ambiental. 

Costurando o nosso futuro

Bolsas, camisetas e acessórios bordados com a "cara" da Mata Atlântica. A fabricação de artigos como esse tem garantido a um grupo de 10 mulheres um complemento na renda familiar mensal. O projeto "Costurando o Futuro" vem mostrando que é possível aliar negócios, conservação e sustentabilidade, já que a iniciativa está alinhada com os princípios do Comércio Justo, movimento que propõe ampliação do acesso de pequenos produtores, economicamente em desvantagem, ao mercado.

Os artigos produzidos retratam a fauna e a flora brasileiras. A ideia é que eles estimulem o envolvimento ambiental de quem os consomem e de quem os produz, pois enquanto o grupo do projeto passa por oficinas de capacitação, recebe também informações sobre conservação e vivencia ações práticas relacionadas ao tema.

Os modelos são criados por designers voluntários, que atuam no setor da moda como Sarita dal Pozzo e Ana Maria Laet. Graças à colaboração das designers, os produtos têm feito muito sucesso, inclusive com aceitação no mercado internacional. Atualmente o grupo está envolvido no processo de capacitação para melhoria dos seus processos produtivos, organizacionais e de gestão para que possa atuar de maneira independente.

A loja do IPÊ é um dos canais de venda desses produtos.

Promover o empreendedorismo por meio de práticas coletivas capazes de gerar renda e ampliar o conhecimento sobre a natureza e conservação

  • Andrea Peçanha (coordenadora)
    andrea@ipe.org.br
  • Fernanda Pereira
    fernanda_pereira@ipe.org.br
  • Joana Darque da Silva
    joana@ipe.org.br 
  • Viviane Pinheiro    
    viviane@ipe.org.br