Pesquisa, Educação e Negócios Sustentáveis para a conservação da biodiversidade brasileira.

Começar

Conservação da
biodiversidade

Conservação da biodiversidade

Pesquisa científica e inovação socioambiental. Ações de impacto com participação comunitária e educação na Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado.

NOSSOS PROJETOS
Mestrado Profissional

Mestrado Profissional

Na ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, compartilhamos conhecimento e formamos líderes para a conservação e desenvolvimento sustentável.

AMPLIE SUAS OPORTUNIDADES
Doe agora

Doe agora

Você faz toda a diferença para a proteção da biodiversidade brasileira. Seja um doador do IPÊ e faça parte da transformação da realidade socioambiental.

DOE AGORA

safsite

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são sistemas produtivos que potencializam a produção de forma sustentável equilibrando ganhos econômicos, sociais e ambientais. Há mais de 20 anos, o IPÊ vem trabalhando com esse sistema no Pontal do Paranapanema, junto a assentados rurais, em uma área de grande impacto para a proteção da Mata Atlântica e toda a sua biodiversidade. 

Os projetos direcionados para esse sistema já renderam resultados importantes como: levar benefícios socioeconômicos a mais de 200 pessoas ao longo dos anos, contribuir com a segurança alimentar de famílias a partir de uma produção agroecológica e também com a formação do maior corredor reflorestado de Mata Atlântica, que beneficia espécies da fauna. Os projetos estão alinhados com os objetivos do IPÊ de pensar e implementar, junto com a comunidade, uma paisagem mais sustentável para o Pontal do Paranapanema.

Conheça os projetos:

Para disseminar esse conceito, o IPÊ realiza extensão rural com pequenos agricultores e acompanhamento técnico em suas propriedades, dividindo o conhecimento sobre a metodologia. Com o objetivo de ampliar o alcance dessa mensagem, o Instituto participou de uma publicação relatando a experiência. Baixe AQUI.

Além disso, o IPÊ desenvolveu uma série gratuita de Videoaulas sobre SAFs, com quatro módulos, para quem quiser implementar os SAFs em sua propriedade. A iniciativa teve o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II (PDRS), Banco Mundial e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O conteúdo também está disponível em PDF, em cartilha que contou com apoio do Conselho Federal Gestor de Defesa dos Direitos Difusos, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Secretaria Nacional do Direito do Consumidor, do Governo Federal.

ASSISTA ÀS AULAS SOBRE SAF:

Módulo 1


Módulo 2


Módulo 3


Módulo 4

 

 Galeria de fotos:

O Projeto Jardineiras da Floresta implanta colmeias de abelhas-Jataí (Tetragonisca angustula) nos bosques de Café com Floresta - projeto de Sistemas Agroflorestais do IPÊ. O objetivo é aumentar a polinização das culturas, possibilitando mais uma oportunidade de renda ao produtor assentado, inserindo-o na produção de enxames e produtos da exploração apícola.

A criação abelhas possibilita o fornecimento de diversos produtos - além de mel e própolis - com grandes propriedades e amplamente utilizados na medicina popular. 

Em 2016, foram implantadas 80 colmeias para 20 produtores que trabalham com SAFs de Café com Floresta. Além disso, o IPÊ promoveu dois cursos de Meliponicultura para assentados do Pontal do Paranapanema.

Com o projeto, as propriedades onde estão implementadas as abelhas jataí serão comparadas a propriedades com  sistemas tradicionais, para medir a evolução das plantações. Além disso, as unidades com criação das abelhas sem ferrão servirão como ferramentas de capacitação técnica e dinamização de produtores e outros profissionais da área técnica.

  • Williana Marin
  • Haroldo Borges
  • Nivaldo Ribeiro 
  • Laury Cullen Jr.
  • Fundação Banco do Brasil – Programa Voluntariado
  • ITESP
  • CBRN
  • Associações de Produtores