
O Projeto Jardineiras da Floresta implanta colmeias de abelhas-Jataí (Tetragonisca angustula) nos bosques de Café com Floresta - projeto de Sistemas Agroflorestais do IPÊ. O objetivo é aumentar a polinização das culturas, possibilitando mais uma oportunidade de renda ao produtor assentado, inserindo-o na produção de enxames e produtos da exploração apícola.
A criação abelhas possibilita o fornecimento de diversos produtos - além de mel e própolis - com grandes propriedades e amplamente utilizados na medicina popular.
Em 2016, foram implantadas 80 colmeias para 20 produtores que trabalham com SAFs de Café com Floresta. Além disso, o IPÊ promoveu dois cursos de Meliponicultura para assentados do Pontal do Paranapanema.
Com o projeto, as propriedades onde estão implementadas as abelhas jataí serão comparadas a propriedades com sistemas tradicionais, para medir a evolução das plantações. Além disso, as unidades com criação das abelhas sem ferrão servirão como ferramentas de capacitação técnica e dinamização de produtores e outros profissionais da área técnica.
- Williana Marin
- Haroldo Borges
- Nivaldo Ribeiro
- Laury Cullen Jr.
- Fundação Banco do Brasil – Programa Voluntariado
- ITESP
- CBRN
- Associações de Produtores