Parceria Timberland e IPÊ – voluntariado empresarial em prol da recuperação da Mata Atlântica
Desde 2006, o IPÊ estimula empresas a realizarem programas de integração com seus colaboradores por meio do trabalho voluntário e da conscientização ambiental. A ideia é promover um dia inteiro em contato direto com a natureza, desenvolvendo atividades de reflorestamento (oficina de produção de mudas e plantio), assistindo palestras de conscientização e conhecendo mais de perto a rotina de trabalho dos pesquisadores do IPÊ.
Outras empresas também fizeram sua parte no reflorestamento de áreas de Mata Atlântica, que é de grande importância já que o desmatamento não prejudica só flora e fauna, mas também a qualidade e volume de água em rios e represas que abastecem a população.
Objetivos da parceria
- Sensibilização de colaboradores da empresa e seus familiares em relação a questões relacionadas à conservação do meio ambiente;
- Incentivo ao voluntariado empresarial e à integração entre colaboradores;
- Recuperação de áreas de mata ciliar para conservação das águas ou reflorestamento da Mata Atlântica;
- Disseminar a causa da instituição para um público residente em grandes centros urbanos.
Estratégia Adotada
Para viabilizar eventos desse tipo, o Instituto mantém corpo técnico especializado e um viveiro, com capacidade de produção para 70 mil mudas/ano.
Os eventos podem contar com serviço de divulgação para a imprensa e de cobertura online via Twitter, para que os funcionários que não puderem estar presentes, terem condições de acompanhar o que está acontecendo.
Resultados Obtidos
Só em 2010, os 260 voluntários (funcionários e seus familiares) da Timberland plantaram 700 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em uma área do município de Nazaré Paulista. Este foi o terceiro ano em que a empresa realizou esse mutirão. Nos anos de 2006 e 2009 o evento também foi realizado em parceria com o IPÊ e somando os três anos, foi possível plantar um total de 1.200 árvores. A ação fez parte da comemoração pelo "Dia internacional da Terra" realizada anualmente pela Timberland em todo o mundo.
Os profissionais do IPÊ são responsáveis pelo acompanhamento das mudas até os três anos de idade - quando elas já estarão aptas a desenvolverem-se na natureza junto com outras árvores. A mata ciliar ajudará na conservação e qualidade da água da represa.