Plante árvores com as suas buscas na internet sem gastar nada

De onde estiver, você pode contribuir com o plantio de árvores em áreas estratégicas de países em desenvolvimento, beneficiando a conservação da biodiversidade, as comunidades locais, o planeta e você mesmo. Isso tudo sem gastar nada! Apenas optando pelo Ecosia quando fizer buscas na internet: www.ecosia.com

Pesquisas dos usuários do Ecosia, mecanismo de pesquisa na internet desenvolvido como negócio social, já financiaram o plantio de 400 mil mudas nativas da Mata Atlântica no maior corredor reflorestado do Brasil, no Pontal do Paranapanema (São Paulo), o que representa uma área maior do que 250 hectares, ou 250 campos de futebol. 

O corredor está entre os destaques do IPÊ, dos tantos parceiros, apoiadores e financiadores que tornaram possível esse sonho. Em 2019, a Ecosia com sede em Berlim (Alemanha), também passou a fazer parte dessa história. E essa pode ser também a sua escolha! 

Pesquisa segura e com impacto socioambiental

A empresa reforça na página oficial que o foco do negócio social está no plantio de árvores e por isso não salva as pesquisas dos usuários, não rastreia os sites visitados, não vende os dados dos usuários para anunciantes e todas as pesquisas são criptografadas.

Pieter Van Midwoud, responsável pelos projetos apoiados pela Ecosia, visitou o Pontal do Paranapanema para conhecer de perto o projeto que conecta dois importantes fragmentos florestais: o Parque Estadual Morro do Diabo com a Estação Ecológica Mico-leão-preto.

“Eles estão desenvolvendo um Mapa de Sonhos de como eles querem essa área que concilia restauração florestal com a produção de agricultores. Isso é realmente uma forte visão e eu estou feliz de estarmos trabalhando juntos aqui, plantando as primeiras 400 mil árvores, mas quem sabe o que nós iremos fazer no futuro”. O plantio de árvores está no propósito da empresa - desde a fundação há 10 anos – como forma de contribuir com as florestas, o empoderamento das comunidades e o planeta. Os resultados obtidos com o Corredor beneficiam também a fauna local que inclui onças-pintadas, jaguatiricas e o mico-leão-preto. 

Na região do Pontal do Paranapanema, um hectare de floresta restaurada neutraliza aproximadamente 96 toneladas de carbono ou 340 toneladas de equivalente CO2. Isso significa que as 400 mil mudas da Ecosia vão neutralizar aproximadamente 19.200 toneladas de carbono ou 68.000 toneladas de equivalente CO2. 

Nos projetos do IPÊ, o alinhamento entre conservação ambiental e desenvolvimento social é uma constante. Diretamente, 35 famílias e 163 pessoas receberam treinamento em produção de mudas e prática de restauração florestal. O apoio da Ecosia representou ganho extra às 153 pessoas que produzem as mudas nos oito viveiros comunitários e também aquelas que plantam e acompanham o desenvolvimento das mudas durante três anos, até que as mudas tenham condição de enfrentar por conta própria as adversidades.

“Muito obrigado à Ecosia que está nos ajudando a consolidar uma parte do nosso mapa dos sonhos para concluirmos a principal conexão entre duas áreas remanescentes de oeste da Mata Atlântica”, afirma Laury Cullen Júnior, pesquisador do IPÊ e coordenador do projeto Corredores da Mata Atlântica. 

Confira o vídeo produzido pela Ecosia, que mostra alguns dos projetos apoiados pela empresa em todo o mundo, incluindo o projeto do IPÊ. 
https://youtu.be/MpAWfmOkuWg