Resposta à Emergência Pantanal: Coalizão de fazendas para formação de brigada de incêndios no bioma

O incêndio que devastou o Pantanal em 2020 foi sem precedentes na história. Estratégias de longo prazo para a prevenção de catástrofes similares no bioma se fazem urgentes. Assim, a INCAB-IPÊ está articulando a formação de uma coalizão de fazendas pantaneiras localizadas na Nhecolândia (Mato Grosso do Sul), que  estarão preparadas para agir contra possíveis incêndios futuros.

A coalizão será formada por 10 fazendas, totalizando uma área de 1.500 km² de Pantanal. A Fazenda Baía das Pedras, nossa área de estudo, será a sede central da coalizão. Cada fazenda receberá um kit de equipamentos de combate a incêndios, que inclui queimador para incêndios controlados (caso o método de contrafogo seja necessário como medida preventiva), soprador portátil, motosserra, roçadeira portátil, mochilas anti-incêndios, abafadores de fogo, foices e enxadas entre outros. Em cada fazenda, também estarão disponíveis equipamentos de proteção individual para cinco brigadistas que inclui macacões, botas, luvas, óculos de proteção, balaclavas e capacetes especiais para combates a incêndios bem como garrafas de água, perneiras, facões e lanternas de cabeça. A escolha de todos esses equipamentos foi pensada conjuntamente com profissionais experientes do PrevFogo IBAMA. As compras já foram realizadas e basicamente todo o equipamento já chegou.

Em fevereiro de 2021, realizaremos na Baía das Pedras um evento reunindo as 10 fazendas da coalizão. Profissionais do PrevFogo IBAMA oferecerão treinamento tanto aos proprietários das fazendas quando a funcionários selecionados. Todo o grupo será orientado quanto à utilização adequada, armazenamento e manutenção dos equipamentos adquiridos. Um Termo de Cooperação será assinado com cada fazenda participante de forma a garantir o uso e cuidado adequados do material.  Duas vezes por ano, um membro de nossas equipes visitará cada fazenda para garantir que o equipamento esteja devidamente armazenado e mantido. Também aplicaremos questionários para mensurar a quantidade de incêndios debelados e avaliar o sucesso dessa iniciativa.