Conexões entre pessoas e instituições garante sucesso na restauração florestal
IPÊ IPÊ IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas
IPÊ IPÊ IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas
  • Principal
  • IPÊ
    • Sobre o IPÊ
    • Missão e Visão
    • Nosso Credo
    • Conselho
    • Staff Senior
    • Ipeanos
    • Estratégias
    • Apoiadores e Parceiros
    • Prêmios
    • Imprensa
    • Onde Estamos
    • Nossos Resultados
    • Relatórios Anuais
    • Seja nosso Parceiro
    • Equipe
  • Doe Agora
    • Proteja o Sistema Cantareira
    • Por que doar?
    • Doe Florestas
    • Arredonde suas Compras
    • Doe por App e Clube de Vantagens
    • Doe em Conta Corrente
    • Adote uma Espécie
  • Projetos
    • Baixo Rio Negro
    • Nazaré Paulista
    • Pantanal e Cerrado
    • Pontal do Paranapanema
  • Projetos Temáticos
    • Pesquisa e Desenvolvimento / P&D
    • Voluntariado para Conservação
    • Áreas Protegidas
      • Áreas Urbanas
    • Análise de Serviços Ecossistêmicos
    • Integração Escola e Comunidade
    • Projeto Escolas Climáticas
  • Negócios Sustentáveis
    • Marketing Relacionado a Causas
    • Cases de MRC
    • Modelos de Parcerias
    • Iniciativas para Doação
  • Soluções em Educação
    • Escas
    • Mestrado Profissional
    • MBA
    • Cursos de Curta Duração
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog do IPÊ
  • Fale Conosco
  • Publicações
    • Flora Regional
    • Boas Práticas em UCs
    • Atlas Cantareira
    • Artigos Científicos
    • Séries Técnicas, Guias e Outros Materiais
      • ESG 2023
  • English (UK)

Conexões entre pessoas e instituições garante sucesso na restauração florestal

Detalhes
Notícias
17 Mai 2021
  • Prev Article
  • Next Article
Conexões entre pessoas e instituições garante sucesso na restauração florestal Paula logo

“Uma agenda de esperança”. É desta forma que Daniel Arrifano Venturi, Mestre pela ESCAS, define o objeto de seu trabalho: a restauração florestal. Analista de Conservação e Restauração para a Mata Atlântica no WWF Brasil, Daniel lidera essa frente com um olhar amplo e os ouvidos atentos, como ele mesmo explica.

“Minha grande especialidade é ser um generalista. Para fazer restauração, você precisa saber dialogar com proprietários rurais, empresários, comunidades... Só se consegue avançar na agenda da restauração, criando espaços seguros para o diálogo. Sempre digo que a agenda de restauração cria uma rede de afeto. É muito importante engajar as pessoas para algo comum e importante”.

flavia danial projeto copaiba 1Junto com a Associação Ambientalista Copaíba, ele desenvolve o projeto piloto Raízes , no interior de São Paulo, apoiado pela empresa International Paper. O trabalho começou a se desenvolver de forma mais intensa após o Mestrado Profissional na escola do IPÊ, fruto de uma parceria com a também egressa da ESCAS Flavia Balderi, fundadora e secretária executiva da ONG. A possibilidade de desenvolver um produto final orientado para uso prático, como é a proposta da escola, segundo ele, o ajudou a compreender e mergulhar em temas decisivos sobre restauração florestal. (Na foto, Daniel está na ponta direita, ao lado de Flávia).

“Restaurar florestas é muito mais do que plantar árvores. Você tem que fortalecer tudo o que envolve a atividade para tornar isso possível e sustentável ao longo do tempo, garantindo uma continuidade, especialmente financeira. Essa, dentre tantas outras questões, como a importância de uma ferramenta 2.0 de monitoramento, como capacitar as pessoas e organizações para restauração ou ainda como manter o produtor rural engajado no processo, foi fruto de uma grande reflexão que o Mestrado proporcionou e que hoje eu aplico nesse projeto”, comenta.

O projeto sensibiliza produtores rurais para a restauração florestal e pretende plantar 200 hectares até 2024, somando ainda mais árvores à regeneração ambiental que a associação já promove desde 1999, na região de Socorro, interior de SP. “Um dos desafios de restaurar é o custo, então a gente une conhecimento técnico, apoio financeiro, contato com pessoas, rede de oportunidades entre outros atores para que isso de fato aconteça e que a gente possa acompanhar o crescimento dessas florestas. As parcerias são fundamentais para a cadeia da restauração florestal. Sem elas os resultados são muito lentos ou a gente não ganha escala, então precisamos ter essa união”, afirma Flavia Balderi.

CONTATO

Onde Estamos

Sede Nazaré

Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 - 12960-000
Tel: (11) 3590-0041

Mapa para o IPÊ
Escritórios

 

Redes Sociais

Facebook

Twitter

Instagram

Youtube

Linkedin

  • Termos de uso
  • Política de privacidade
  • Ouvidoria

Copyright © Ipê - Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: [email protected]