Rede pública de ensino em Nazaré Paulista terá Escolas Climáticas gratuitamente por meio do IPÊ

As ações de educação ambiental em Nazaré Paulista/SP ganharam um novo impulso agora com o novo projeto “Escolas Climáticas do Cantareira”, uma iniciativa promovida gratuitamente às escolas do município pelo IPÊ  em parceria com o IAMAR - Instituto Alair Martins, braço social do Grupo Martins. Mais de 1.000 estudantes serão beneficiados, das séries finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. 

O projeto visa a implementação de cinco medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas em cinco escolas do município, localizado na região do Sistema Cantareira. Cisternas para armazenar água da chuva, hortas e canteiros agroflorestais, ponto de coleta seletiva de resíduos sólidos, produção de mudas e plantio de árvores nativas estão entre os exemplos de equipamentos de educação para a sustentabilidade com potencial de instalação nas escolas climáticas.  

“Trabalharemos com a formação de coletivos envolvendo as comunidades escolares (estudantes e responsáveis, professores, funcionários)  que participarão de oficinas de capacitação. Em conjunto, vamos planejar, implementar e monitorar as medidas em resposta aos desafios das mudanças climáticas nas escolas”, explica Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental do IPÊ. 

A aproximação de empresas com as Escolas Climáticas também está contemplada no projeto. “Vamos envolver colaboradores/voluntários de empresas - localizadas nas regiões provedora e beneficiada pela água do Sistema Cantareira e também do Sistema Martins - em ações realizadas nas escolas. Tivemos experiências nesse formato em propriedades rurais que superaram as expectativas de todos os envolvidos. Esse intercâmbio de conhecimentos e experiências intergeracionais têm o potencial de somar esforços com os desafios das escolas da região e de revelar novas perspectivas para os colaboradores”, pontua a educadora. 

O projeto “Escolas Climáticas do Cantareira” também fortalecerá mais uma frente já trabalhada pelo IPÊ: o desenvolvimento de materiais específicos para educadores. “No IPÊ acreditamos no potencial de compartilharmos conhecimento construído em conjunto por pesquisadores e comunidades. No projeto Semeando Água, por exemplo, realizado no Sistema Cantareira em oito municípios, incluindo Nazaré Paulista, disponibilizamos uma série de materiais gratuitos no site do projeto. Com as Escolas Climáticas do Cantareira vamos dar sequência a esses materiais e incluiremos também boletins exclusivos para as empresas que aderirem ao voluntariado.”.

A equipe do projeto já está em contato com as equipes escolares. Inicialmente, o projeto será realizado de julho de 2021 até junho de 2023.

Há mais de 20 anos, o IPÊ realiza ações na área de educação ambiental em Nazaré Paulista. As atividades já chegaram gratuitamente a 100% das escolas municipais de Nazaré Paulista e, desde 2013, as ações foram ampliadas para outros sete municípios do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 7,6 milhões de pessoas apenas na região metropolitana de São Paulo, além de Campinas e de Piracicaba.