No Pontal, fundadora do Ecosia visita floresta restaurada a partir de buscas na internet
No Pontal, fundadora do Ecosia visita floresta restaurada a partir de buscas na internet

A equipe do IPÊ que atua no Pontal do Paranapanema recebeu nos primeiros meses deste ano a visita de uma das fundadoras do Ecosia - mecanismo de pesquisa na internet desenvolvido como negócio social, que transforma buscas na internet em doação de árvores reais. Os projetos selecionados pelo Ecosia como destino das doações aliam restauração florestal ao empoderamento das comunidades e com o planeta.

“O IPÊ é um parceiro perfeito para apoiar. É gratificante ver os técnicos do IPÊ, viveiristas e profissionais das empresas de plantio unidos em prol da restauração e como esse trabalho representa fortalecimento das comunidades. O trabalho do IPÊ com o Mapa dos Sonhos é muito inspirador e precisa ser sempre mostrado ao mundo, destaca Fátima Gonzáles Torres, que atua também como produtora e estrategista de conteúdo/ vídeo no Ecosia, que tem sede Berlim/Alemanha.  

 

Fatima Ecosia 2022

Durante a visita ao extremo Oeste do estado de São Paulo, Fátima e a equipe registraram uma série de imagens que revelam o trabalho realizado a partir das doações do Ecosia, parceiro do IPÊ desde 2019. As buscas dos usuários já possibilitaram o plantio de 836 hectares (cerca de 836 campos de futebol) com mais de 1,5 milhão de árvores nativas da Mata Atlântica da região. Com as imagens captadas, Fátima também mostra na prática ao usuário do Ecosia, as transformações a partir das buscas na internet. “Minha expectativa foi superada ao presenciar claramente o tripé: condições climáticas, biodiversidade e a comunidade embutido no Mapa dos Sonhos. Nessa visita, aprendi muito com o IPÊ e esse aprendizado será compartilhado com outros projetos”. O IPÊ já plantou na região mais de 5 milhões de árvores, incluindo o maior corredor já restaurado na Mata Atlântica com 2,4 milhões de árvores.  

Ecosia equipe Fatima

 

Laury Cullen, coordenador de projetos e pesquisador do IPÊ, destaca que a Ecosia é uma instituição consolidada no mercado internacional, está entre as cinco maiores nesse formato de “clique árvores”. “É uma organização presente que visita regularmente as áreas de plantio financiada por eles, no Pontal. Posso afirmar que IPÊ e Ecosia construíram uma relação de confiança. Tanto é que a parceria tende a crescer, pois a organização alemã pretende ampliar investimentos em áreas de plantio com o IPÊ”, pontua. 

Plante árvores com as suas buscas na internet sem gastar nada