Projeto do IPÊ fecha parceria com Rede de Sementes no Espírito Santo
Projeto do IPÊ fecha parceria com Rede de Sementes no Espírito Santo

O projeto “Educação, Paisagem e Comunidade”, realizado pelo IPÊ no Espírito Santo, fechou parceria com a Rede de Sementes para participação dos assentamentos na coleta de sementes de espécies nativas. A rede tem como objetivo coletar para plantio quase 13 mil quilos de sementes ainda este ano. Com elas, são realizadas semeaduras para o programa de recuperação de Áreas de Preservação Permanente e de recarga hídrica da bacia do rio Doce. O programa tem objetivo de restaurar 40 mil hectares de floresta nativa.

“Nos reunimos com eles para entender como era o processo e se teríamos capacidade de levar a iniciativa da coleta de sementes para os assentamentos. A proposta foi bem aceita nos três assentamentos de Alto Rio Novo (ES)”, conta Vanessa Silveira, do IPÊ.

A ideia agora é levar capacitação aos assentados da região, para que possam executar o trabalho de coleta e, com ele, consigam aumentar sua renda familiar, já que o produto será comercializado com a Rede de Sementes.

“A capacitação já vai ajudar no início do nosso trabalho de orientação sobre viveiros florestais comunitários, que é outra iniciativa que estamos começando a desenvolver na região, inspirados no modelo que o IPÊ desenvolve no Pontal do Paranapanema”, complementa Vanessa.

O projeto “Educação, Paisagem e Comunidade”, tem como financiador a Fundação Renova e é iniciativa do núcleo Integração Escola e Comunidade, da ESCAS/IPÊ.

Quer apoiar o IPÊ? Faça uma doação.