Mestrado Profissional: entenda a proposta deste curso da ESCAS

CristianaO Mestrado Profissional é uma das alternativas entre os cursos de pós-graduação, que atende as necessidades das pessoas que querem uma formação que enfatize estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de alto nível de qualificação profissional, o que é a principal diferença para o Mestrado Acadêmico, de acordo com a definição da CAPES. E é justamente essa a proposta do Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS: trazer a prática alinhada ao conhecimento acadêmico, buscando sempre a solução de desafios práticos e reais para a sustentabilidade.

A coordenadora do Mestrado Profissional da ESCAS Cristiana Martins, responde algumas perguntas sobre o curso, que em 2014 terá sua turma no formato modular:

Para quem o Mestrado Profissional da ESCAS é recomendado?
Para quem está interessado em uma formação abrangente, atualizada na área de conservação e sustentabilidade, que permita direcionar suas ações e/ou pesquisas para um viés aplicado em prol de mudanças. Mas é importante dizer: é uma formação de mestrado stricto sensu, exige profundidade e esforço do aluno, como qualquer curso deste nível.

Quem pode cursar este Mestrado Profissional?
Qualquer profissional que já tenha passado por um curso superior, inclusive tecnológicos.

Quais são as diferenças do Mestrado Acadêmico para o Profissional?
O mestrado acadêmico se propõe a formar pesquisadores, e por isso tem uma carga de disciplinas e estudos bem aprofundada em pesquisa, metodologia científica e técnicas de coleta de dados. Já o mestrado profissional se propõe a trazer o profissional para junto da pesquisa, fazendo-o entender o método e habilitando-o a usar, buscar e entender em seu dia-a-dia profissional. Também tem disciplinas de metodologia científica e pesquisa, mas em uma carga menor e com uma abordagem bem aplicada.

Por que optar pelo formato modular? Qual será o tempo de dedicação do aluno?
Para que os profissionais ativos no mercado possam cursar este mestrado e fazer diferença em suas áreas profissionais. O tempo de dedicação será de uma semana por mês em aulas presenciais e com tempo dedicado à leitura e aos estudos entre os módulos. O segundo ano será dedicado para a confecção do Produto Final, que é o trabalho de conclusão do mestrado.

Por que Nazaré Paulista?
Em Nazaré Paulista fica a sede do IPÊ e também da ESCAS. Escolhemos ali por ser um local tranquilo e adequado à imersão nos estudos. Além disso, nossos pesquisadores estão transitando pela sede, e isto é um diferencial porque põe os alunos em contato direto com as pesquisas e ações de nossa instituição, que possui mais de 20 anos de atuação na área socioambiental.

Onde esse conhecimento pode ser aplicado? Como está o mercado de trabalho na área?
Em diversos nichos de mercado. Vai depender de interesse do profissional e de onde se aprofundar mais durante o curso. Pode-se atuar em departamentos de sustentabilidade de empresas privadas, gestão de Unidades de Conservação, projetos de empreendedorismo, etc.

O que esperar do curso e da interação com os professores?
Nosso curso é diversificado e tem como proposta pedagógica uma estreita interação entre alunos e professores, justamente para oportunizar a formação de uma ampla rede de relacionamentos pelo alunado, que pode se beneficiar posteriormente em sua vida profissional.