Projeto do IPÊ recebe Prêmio CAIXA Melhores Práticas na Gestão Local
premioCAIXA3alta SmallA prática “Sistemas Agroflorestais (SAF) e Sociobiodiversidade no baixo Rio Negro: geração de renda, gênero e conservação ambiental”, desenvolvida pelo IPÊ em parceria com agricultores da região, foi uma das 20 iniciativas premiadas na 8ª edição do Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local da CAIXA, realizada dia 03 de dezembro. A experiência foi a única vencedora no Norte do País, e vai concorrer ao Prêmio Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes.

A coordenadora do projeto, Mariana Semeghini, observa que o prêmio é muito importante para o reconhecimento e divulgação do trabalho do IPÊ com SAFs e cadeias produtivas da sociobiodiversidade. Ela ressalta que o apoio financeiro da Caixa, da Brazil Foundation e do Fundo Vale possibilitou o avanço nestes temas e trouxe resultados relevantes para agricultores e grupos de mulheres. “Estamos super orgulhosos”, comemora.

Como principais resultados alcançados até agora, Mariana destaca a diminuição significativa do fogo na preparação dos roçados e da mão de obra na limpeza e manutenção destas áreas. Outro aspecto positivo desta tecnologia é a diversificação de espécies e aumento da produtividade. O apoio à participação em feiras, onde os agricultores comercializam seus produtos agroecológicos de forma direta com os consumidores está contribuído para a geração de renda nas comunidades locais.

Nesta edição do prêmio a CAIXA reconheceu o mérito de 35 práticas finalistas, e selecionou 20 delas como vencedoras. Os projetos foram avaliados por um comitê nacional composto por representantes de áreas estratégicas da instituição e um júri formado por 11 especialistas, de áreas afins do governo e da sociedade civil.

Os vencedores receberam troféus e certificados, e serão divulgado s no catálogo da Caixa, além de participarem de filmes e exposições. Os 20 projetos premiados também serão inscritos pela CAIXA no Prêmio Internacional de Dubai e em outros concursos de repercussão nacional e internacional.

(Com Blog Ecopolos /IPÊ)