Comunidades do baixo Rio Negro recebem chef de Manaus para troca de experiências culinárias

Nos dias 11 e 12 de dezembro as comunidades Nova Esperança, São Sebastião e Pagodão, no baixo Rio Negro, receberam a visita do chef de cozinha Felipe Schaedler, do premiado restaurante Banzeiro (www.restaurantebanzeiro.com.br), referência manauara em culinária regional. O chef realizou uma oficina sobre preparação de pratos utilizando produtos locais no Clube de Mães Maria de Nazaré e experimentou produtos dos agricultores, destacando o potencial da parceria para a compra de frutas, raízes e hortaliças.

A qualidade da farinha de mandioca e de tapioca produzidas no baixo Rio Negro surpreendeu o chef.  “Nós viemos conhecer o processo produtivo, queremos produtos regionais e orgânicos de alta qualidade. Aqui encontramos uma farinha muito especial, acima das expectativas”.  Felipe afirmou que hoje o que se busca na culinária é cada vez mais a regionalização de alimentos como forma de valorizar a identidade cultural, saberes e sabores do povo do campo.

A visita faz parte das atividades do projeto Eco-Polos Amazônia XXI, que tem como objetivo desenvolver a cadeia de produtos sustentáveis da Amazônia, reconhecendo a importância dos produtos da sociobiodiversidade.

Veja fotos e saiba mais no Blog Eco-Polos: http://ipe.org.br/blogecopolos/troca-de-experiencias-em-culinaria-regional-com-produtos-locais/