Projeto “Semeando Água” promove o I Encontro Participativo em Joanópolis

Ontem aconteceu na Casa de Cultura de Joanópolis o I Encontro Participativo do Projeto Semeando Água, que é patrocinado pela Petrobras. Durante o evento o IPÊ apresentou o projeto para a população do município.
Cerca de 80 pessoas marcaram presença, entre representantes de Secretarias e Prefeitura, professores e alunos do ensino médio da escola Coronel João Ernesto Figueiredo, representantes de outras iniciativas conservacionistas que atuam na cidade e proprietários rurais que se mostraram interessados, como o senhor Orlando Fernandes Silveira, que há oito anos desenvolve ações de conservação da água em sua propriedade. IMG 9255“Antes de eu converter minha propriedade para o Sistema Rotacionado, minha terra era muito judiada, havia muita erosão e o solo era empobrecido. Nesse tempo o meu gado de leite produzia em 30 hectares de pasto 120 litros de leite. Hoje com apenas 12 hectares consigo produzir 250 litros de leite, o que comprova a eficácia do sistema. Estou bastante feliz com o retorno e ainda consigo conservar o meio ambiente”, comenta o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Joanópolis.

O evento apresentou, por meio da Educação Ambiental do IPÊ, os principais objetivos do projeto Semeando Água, e seus primeiros resultados obtidos na propriedade que recebeu as orientações e intervenções de conversão de uso de solo. Lá, cerca de cinco hectares de pasto convencional foi convertido para o pastoreio rotacionado Voisin, que consiste no piqueteamento da área, respeitando o período de descanso do solo e crescimento do pasto.

O Encontro Participativo contou também com a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e a apresentação do Programa Produtor de Água, outra iniciativa conservacionista presente no município de Joanópolis, que esta sendo realizada pela TNC - The Nature Conservancy e consiste no estudo e avaliação da eficácia do PSA - Pagamentos por Serviços Ambientais.

“Iniciativas como essa que o IPÊ propôs é de extrema importância para o nosso município, vem para somar com outras iniciativas que já desenvolvemos. Ainda mais agora com a problemática da água, envolver os jovens na discussão é essencial, afinal são eles que colherão os frutos amanhã”, comenta o Secretário de Meio Ambiente, Adilson José da Silva.

Ações com essa do Encontro Participativo estão previstas nas atividades de Educação Ambiental do projeto, que planejará outros 11 eventos em municípios que o projeto atua.