II Curso de Manejo Ecológico de Pastagem acontece no município de Piracaia (SP)

Projeto “Semeando Água”, do IPÊ, ensina método sustentável de uso de solo a proprietários rurais da região


Durante os dias 22, 23 e 24 de abril, o IPÊNegociação Sr Durval realizará o segundo Curso de Manejo Ecológico de Pastagem, com o objetivo de capacitar produtores rurais, representantes de prefeituras e técnicos de Casas de Agricultura (CATI) a converterem a pastagem convencional para o pastoreio rotacional.

A capacitação está prevista no projeto “Semeando Água”, que é patrocinado pela Petrobras e vem desenvolvendo ações para a conservação de recursos hídricos por meio de manejo de pasto, restauração e educação ambiental.

A proposta da capacitação é apresentar as vantagens e benefícios da implantação do manejo ecológico de pastagem como um aliado importante na recuperação do solo. Nos dois primeiros dias, o curso acontecerá no município de Piracaia (SP), local onde está sendo implantado o Manejo Ecológico, um sistema que favorece a dinâmica da pastagem de modo a beneficiar a infiltração de água no solo e a produção animal em si. No último dia de curso, o grupo conhecerá uma propriedade onde o Sistema já funciona, na cidade de Joanópolis. As aulas serão realizadas pelo professor e engenheiro agrônomo Jurandir Melado, que explica: “Antes de se tornar um bom produtor de carne ou leite o pecuarista precisa se tornar um excelente produtor de capim.”