Projeto “Semeando Água” promoveu o II Encontro Participativo em Vargem

DSCN0577Na última quinta-feira, 22 de maio, aconteceu na Câmara Municipal do Município de Vargem (SP) o II Encontro Participativo do Projeto Semeando Água, que é patrocinado pela Petrobras. Durante o evento o IPÊapresentou o projeto para a população da cidade. Cerca de 30 pessoas participaram, entre representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Prefeitura, proprietários rurais e o Grupo de Terceira Idade do município.

O evento apresentou, por meio da Educação Ambiental do IPÊ, os principais objetivos do projeto Semeando Água e seus primeiros resultados obtidos na propriedade que recebeu as orientações e intervenções de conversão de uso de solo. Lá, cerca de cinco hectares de pasto convencional foram convertidos para o pastoreio rotacionado Voisin, que consiste no piqueteamento da área, respeitando o período de descanso do solo e crescimento do pasto.

Na ocasião, o Diretor de Meio Ambiente Alexandro de Souza Morais apresentou o Sistema de Coleta Seletiva de Vargem e o Projeto Nascentes, realizado no município para a recuperação de nascentes degradadas com a implantação de infraestrutura, restauração florestal, conscientização e capacitação. “Iniciativas como essa do IPÊ são sempre bem-vindas, e vem de encontro com o que acreditamos. O município de Vargem vem desenvolvendo algumas ações de conservação como o projeto Nascentes e temos a certeza que trabalhando em parceria o sucesso é certo.”, comenta o diretor.

Mais ações com essa estão previstas nas atividades de Educação Ambiental do projeto em outros municípios que o projeto atua.