Dez Agricultores do Baixo Rio Negro são aprovados em avaliação e já podem participar da Feira Orgânica de Manaus

Dez agricultores da margem esquerda do Baixo Rio Negro estão aptos a participar da Feira Orgânica de Manaus, que acontece todos os sábados, na Superintendência Federal de Agricultura do Amazonas (SFA/AM). Desde 2013, representantes da Associação de Produtos Orgânicos do Amazonas (Apoam) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) têm realizado visitas às comunidades para verificar se o sistema produtivo e as propriedades estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação de orgânicos.

A última visita ocorreu no dia 31 de julho, quando os técnicos estiveram nas comunidades Vila Nova do Chita e Santa Maria, acompanhados do IPÊ. Essa verificação constitui requisito para cadastramento como agricultor orgânico no MAPA e também para participação na Feira Orgânica de Manaus.

Durante as atividades, houve a troca de experiência e práticas agroecológicas entre agricultores e técnicos, além de explicações sobre como funciona a feira orgânica e a relação com os consumidores.

O agricultor Raimundo Meireles da Costa, 50, da comunidade Vila Nova do Chita, foi um dos que recebeu a equipe na sua propriedade. Segundo ele, a visita dos técnicos e a avaliação trazem bons resultados para toda a comunidade. “Nós sabemos reconhecer a importância desse contato. Nesse dia aprendi como manipular e embalar nossos produtos para a feira, por exemplo”.

Mais sobre o assunto no Blog Eco-Polos Amazônia XXI