Últimas Notícias

DSCN0577Na última quinta-feira, 22 de maio, aconteceu na Câmara Municipal do Município de Vargem (SP) o II Encontro Participativo do Projeto Semeando Água, que é patrocinado pela Petrobras. Durante o evento o IPÊapresentou o projeto para a população da cidade. Cerca de 30 pessoas participaram, entre representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Prefeitura, proprietários rurais e o Grupo de Terceira Idade do município.

O evento apresentou, por meio da Educação Ambiental do IPÊ, os principais objetivos do projeto Semeando Água e seus primeiros resultados obtidos na propriedade que recebeu as orientações e intervenções de conversão de uso de solo. Lá, cerca de cinco hectares de pasto convencional foram convertidos para o pastoreio rotacionado Voisin, que consiste no piqueteamento da área, respeitando o período de descanso do solo e crescimento do pasto.

Na ocasião, o Diretor de Meio Ambiente Alexandro de Souza Morais apresentou o Sistema de Coleta Seletiva de Vargem e o Projeto Nascentes, realizado no município para a recuperação de nascentes degradadas com a implantação de infraestrutura, restauração florestal, conscientização e capacitação. “Iniciativas como essa do IPÊ são sempre bem-vindas, e vem de encontro com o que acreditamos. O município de Vargem vem desenvolvendo algumas ações de conservação como o projeto Nascentes e temos a certeza que trabalhando em parceria o sucesso é certo.”, comenta o diretor.

Mais ações com essa estão previstas nas atividades de Educação Ambiental do projeto em outros municípios que o projeto atua.

Questão fundiária em áreas protegidas: Uma experiência no Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), Rio de Janeiro, Brasil, publicado na atual edição da Revista Sociedade & Natureza.

Mapeamento dos atrativos e usos nas trilhas do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, São Paulo/SP, publicado nos anais do Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas, 2013.

Gestão do Uso Público em Unidades de Conservação Urbanas: o caso do Parque Estadual da Pedra Branca (RJ). Publicado em maio, na Revista Brasileira de Ecoturismo. O artigo discute a importância das áreas protegidas urbanas como estratégia de aproximação e sensibilização da sociedade.

O IPE - INSTITUTO DE PESQUISAS ECOLÓGICAS, informa que se acha aberto o Processo Seletivo de Fornecedor, na modalidade Carta de Seleção de Proposta, com o objetivo de escolha da proposta mais vantajosa para o fornecimento de combustível durante o corrente ano de 2014, cujos detalhamentos estão no Termo de Referência - Anexo I deste edital.

Acesse: EDITAL_SELECAO_COMBUSTIVEIS

Cartaz Encontro Participativo Vargem

 

Hoje às 16h, acontece na Câmara Municipal de Vargem (SP) o II Encontro Participativo do Projeto Semeando Água. Durante o evento o IPÊ apresentará o projeto para a população do município.

Espera-se a participação de 50 pessoas, entre representantes de Secretarias e Prefeitura, professores e alunos da rede pública e proprietários rurais.

O evento conta ainda com a participação do Departamento de Meio Ambiente de Vargem que apresentará o projeto Nascentes e o Programa de Coleta Seletiva.

Esse é o segundo evento realizado em municípios onde o projeto atua, a proposta é informar a população sobre as ações e atividades do Semeando Água, além de dar espaço para outras iniciativas e projetos que as cidades estejam desenvolvendo. A iniciativa está prevista nas ações de Educação Ambiental do projeto, que planejará outros 10 eventos em municípios que o projeto atua.

Foi de uma inconformidade com a realidade de meninas em estado de vulnerabilidade social, que Raquel Barros  (foto) começou a criar soluções transformadoras. Muitas delas, consideradas inovadoras e diferenciadas, geraram impacto na vida de várias mulheres e já foram reconhecidas, por meio de prêmios, inclusive. “A inovação começa a existir a partir de um desejo forte de mudar o que está acontecendo. Antes de acontecer, você acredita que é possível e, a partir daí, buscar elementos para concretizar”, disse ela, uma das palestrantes do I Seminário de Práticas Inovadoras.

Com uma temática aparentemente diferente da que estava sendo discutida no seminário, sobre meio ambiente e UCs, a palestra da psicóloga e empreendedora social destacou as atividades realizadas por ela e sua equipe na Associação Lua Nova, criada por ela para apoiar jovens mães em situação de risco. A associação começou em Sorocaba (SP) e hoje já leva sua inovação social para países da América Latina.

Em entrevista, Raquel afirma que, independentemente da área de atuação, é o desejo de mudança de uma realidade que faz as pessoas inovarem. “Isso é o que faz a gente ‘fazer mesmo assim’, ‘fazer apesar das dificuldades’. Quem quer realizar mudanças, está constantemente quebrando paradigmas, porque muitas vezes há falta de recursos para isso e você tem que ter parceiros, mobilizar, achar meios. Quando você vê, cria coisas diferentes, que nunca ninguém tinha pensado e que faz toda a diferença. Isso em várias áreas seja na preservação ambiental ou na área social”, disse.

Claudio Padua, vice-presidente do IPÊ e reitor da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (foto), também foi um dos palestrantes. No evento, ele falou sobre inovação no dia a dia de profissionais e gestores de parques e áreas protegidas. Para ele, os três grandes desafios atuais que envolvem a melhoria de gestão nas UCs estão em: como resolver problemas de recursos humanos, como fazer o gestor se expressar, e como fazer com que as UCs se transformem no epicentro do desenvolvimento regional, já que, para ele, os maiores problemas acontecem no entorno dessas UCs.

“Fico feliz em ver tantas ideias inovadoras aqui juntas nesse seminário. Elas são feitas muitas vezes na garra e precisamos delas para realizar a conservação de forma real”, disse. Para Padua, as soluções inovadoras têm capacidade de se tornarem políticas públicas e muitas vezes começam por ações simples."A solução, eu vejo, não está no grande. Está muitas vezes em pequenos acordos locais, parcerias mais simples, que não dependem de decisões em grande instância para serem realizados”, afirmou Padua.