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07 Fevereiro 2014

Cursos de curta duração da ESCAS encerram janeiro com total de 60 participantes

O mês de Janeiro na ESCAS, escola do IPÊ, terminou com quatro cursos de curta duração realizados, com um total de 60 participantes. O último deles, Sistema de Informação de Geográfica (SIG) Aplicado à Biologia da Conservação, trouxe alunos de diversas áreas para a ESCAS, como a bióloga Tatiane Rech. Responsável pela gestão dos Programas de Monitoramento e Conservação da Fauna Terrestre e Manejo Arqueológico da empresa em que trabalha, Tartiane aproveitou o mês para fazer dois cursos de curta duração que foram complementares para o seu conhecimento.Após a conclusão do curso de verão, que aconteceu ainda no início de Janeiro, optou pelo curso de SIG.

"Conheço o IPÊ e sua competência desde a época da faculdade, no Rio Grande do Sul e há tempos gostaria de fazer um curso de curta duração. Somado a isso, estou a frente de um trabalho que me demanda a busca estratégica de manuseio de dados e informações para que se ponha em prática ações que sejam mais efetivas na conservação da biodiversidade", disse.

Os cursos de Verão e o de SIG, dos quais Tatiane participou são, respectivamente, introdução ao conhecimento de ferramentas, abordagens e estratégias direcionadas a enfrentar os atuais desafios de conservação; e técnicas para preparar e interpretar imagens de satélite e como utilizar SIG para integrar e analisar dados especializados. Os dois, tiveram duração de 7 e 5 dias, em Nazaré Paulista, cidade que fica a menos de 100 km de São Paulo.

Sobre a estrutura de imersão utilizada pela ESCAS, a aluna diz: "Além dos seminários e práticas intensivos, ainda há os intervalos fora da sala de aula que possibilitam a troca de conhecimento e experiência com pesquisadores e colegas. Posso dizer que o “pacote" oferecido pela Instituição - e a isso me refiro ao conteúdo dos cursos, ambiente em que acontece, contatos, etc, é o que faz da Escola uma referência."

Saiba mais sobre nossa grade de cursos: http://www.ipe.org.br/cursos/calendario-de-cursos

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05 Fevereiro 2014

IPÊ identifica novas áreas para o projeto Semeando Água

IPÊ identifica novas áreas para o projeto Semeando Água
Projeto que prevê a recuperação de corpos hídricos na região do Sistema Cantareira firma novas parcerias

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Ontem e hoje pesquisadores do projeto “Semeando Água” do IPÊ com patrocínio da Petrobras estão em campo demarcando pontos estratégicos para propor alternativas para a conservação do solo em propriedades rurais parcerias de Itapeva (SP) e Extrema (MG) que possuem nascentes e ou corpos hídricos.

Esta é uma importante etapa do projeto, onde a propriedade é avaliada e são levantadas as APPs - Áreas de Preservação Permanente, que posteriormente serão inseridas em um grande mapa do local e as possíveis medidas para conservação da água e solo serão apresentadas e validadas junto aos proprietários parceiros do projeto. “A ideia é que essas propriedades se tornem outras unidades demonstrativas, referência de conservação da água para vizinhos e comunidade. Por isso prospectamos áreas estratégicas para conservação, onde possuam nascentes ou mananciais a serem protegidos.”, explica o pesquisador Oscar Sarcinelli

O projeto já possui uma unidade demonstrativa no município de Joanópolis, lá a propriedade parceria recebeu instruções e proposta de manejo de pasto sustentável a fim de se conservar a nascente e corpos hídricos ali existentes. “Estou animado para ver os resultados, minha maior preocupação é a proteção das encostas, já que minha propriedade fica localizada em um vale, sofro constantes enxurradas, e isso além de me gerar gastos, compromete as nascentes que tenho aqui.” Afirma o produtor parceiros, José Bragion.

Ainda esse mês o “Semeando Água” iniciará suas atividades de educação ambiental com as escolas dos municípios que o projeto abrange.

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03 Fevereiro 2014

IPÊ realiza nesta semana o curso "Monitoramento Participativo da Biodiversidade em UCs"

Começou hoje, 03 de fevereiro,  na ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade - o curso "Monitoramento Participativo da Biodiversidade em Unidades de Conservação da Amazônia", com a participação de 50 pessoas entre comunitários, gestores de Unidades de Conservação (UC) e potenciais parceiros. O curso faz parte do Projeto Monitoramento Participativo da Biodiversidade, desenvolvido pelo IPÊ em parceria com o ICMBio e apoio da Fundação MOORE.

Fabiana Prado, coordenadora da iniciativa, afirma que a estrutura e a organização resulta de uma construção coletiva que vem ocorrendo desde setembro de 2013 entre diferentes coordenações do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), equipe do IPÊ e GIZ (Deutsche Geseschaft für internarionale Zusammenarbeit GmbH) e tem como objetivo principal contribuir para a participação social no programa de monitoramento da conservação da biodiversidade in situ, visando o aprimoramento da gestão das UCs.

Durante os próximos quatro dias, dois assuntos principais serão bastante discutidos, como "Participação social e Instrumentos de Gestão Ambiental Pública na Conservação da Biodiversidade" e "Monitoramento complementar participativo da Biodiversidade."

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30 Janeiro 2014

ESCAS conclui a primeira edição de 2014 do curso "Viveiros e Mudas"

No último domingo, 26 de janeiro, mais uma edição do curso Viveiros e Mudas foi encerrado na ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. O curso é um dos mais procurados na escola e, só em 2013, 72 alunos foram capacitados.

Com um público bastante heterogêneo, o pesquisador Jefferson Lima, um dos professores e co-responsável pelo curso, fala sobre a grande procura por um curso com enfoque em criação de viveiros: "Eu e o Nivaldo (parceiro na construção das atividades), trazemos para o curso uma linguagem simples, com uma abordagem prática sem nos esquecermos de todo componente acadêmico e pesquisa aplicada."

Além da excelência na dinâmica de ensino , Jefferson salienta que é preciso desconstruir alguns velhos hábitos para que um novo olhar surja, trazendo consigo o saber coletivo e a experimentação como “carros-chefes” deste propósito. Para a estudante universitária Ana Giordani, essa troca de saberes é fundamental. "O contato com pessoas de vários lugares e de níveis de conhecimento diferentes, nos ajuda a considerar mais de uma possibilidade para fazer o mesmo trabalho. Isso é enriquecedor", disse.

De fato, a lista de espera para o "Viveiros e Mudas" é sempre longa, o que ratifica o trabalho dos professores no ensino de toda teoria e no incentivo à criação do próprio viveiro de cada participante. É o caso de Manoel Pereira, agricultor, que saiu entusiasmado das aulas. "É como eu disse aqui para o pessoal que trabalha comigo - Eu saí do curso com uma grande vontade de produzir mudas."

Fique atento às novas datas e saiba mais: http://www.ipe.org.br/curso-viveiros-mudas

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29 Janeiro 2014

IPÊ firma parceria com Prefeitura de Atibaia para planejamento de áreas verdes e arborização urbana da cidade

O IPÊ firmou hoje (29/01) uma parceria com a prefeitura de Atibaia (SP) para, em conjunto, planejarem a gestão das áreas verdes da cidade (ampliação, manejo e requalificação da cobertura vegetal).

O Instituto, que tem título de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, foi selecionado por meio do edital governamental de Concurso de Projetos (n.01/2013). O IPÊ atua na região de Atibaia desde 1996 e está estabelecido no município de Nazaré Paulista (SP), distante a apenas 30 quilômetros de Atibaia, onde são realizados variados projetos como restauração de áreas de Mata Atlântica, educação ambiental, pesquisa da flora local, serviços ecossistêmicos e negócios sustentáveis, sendo uma referência na pesquisa e execução de trabalhos nestes temas.

A partir de agora, para o desenvolvimento deste trabalho, serão realizados estudos sobre a situação da arborização urbana e das áreas verdes, seguido de um diagnóstico com elaboração de mapas destas áreas. Ambos darão respaldo para a elaboração de um planejamento bem estruturado para a ação do poder público. Ao final da última etapa, o IPÊ promoverá um treinamento técnico para a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente sobre a ferramenta SIG (Sistema de Informação Geográfica), que deverá ser constantemente atualizada pelo órgão gestor competente.

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  10. Projeto Semeando Água firma novas parcerias
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