Parcerias

Por meio do estabelecimento de parcerias, a Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ realiza ações para divulgar a causa socioambiental e dar a chance de todas as pessoas colaborarem com ela. Realizamos projetos de Marketing Relacionado a Causas, de desenvolvimento da cultura de doação, de novas oportunidades de renda para comunidades, de restauração florestal e de educação e mobilização social. Veja nossos resultados em 2019.

Empresas conhecem nosso trabalho com o IPÊ Experience

Crédito: Arquivo IPÊ

Em mais de 27 anos de atividades para conservação da biodiversidade em diversas regiões do Brasil, o IPÊ acumulou expertise que coloca à disposição da sociedade a fim de multiplicar conhecimento e proporcionar o contato com a natureza. Assim, em 2019, lançamos o programa IPÊ Experience para grupos empresariais que querem conhecer, aprender e experimentar os trabalhos desenvolvidos por nossas equipes. Essa experiência, que passa pelo viveiro de mudas, palestras e plantio de árvores nativas, pode ser modulada conforme o interesse dos participantes.
No ano, 270 pessoas participaram da experiência plantando, ao todo, 1.525 árvores. Entre elas estavam equipes da agência de propaganda Y&R e das empresas Tecnotron, Teleperformance, Havaianas, Tour House e da iniciativa Ecoswim.

Recorde de engajamento: 960 nadaram pela Mata Atlântica

Crédito: Ecoswim

Com recorde de participação em 13 anos, o evento Ecoswim reuniu, no dia 9 de novembro, 960 pessoas em times de natação para saber quem nada mais pelo meio ambiente! Isso porque parte das inscrições dos participantes é destinada ao IPÊ, para ser aplicada em nosso viveiro de mudas da Mata Atlântica.

Em 2019, o evento arrecadou 20 mil reais para a causa! O maior valor arrecadado desde a primeira edição. O Ecoswim é uma iniciativa da equipe de natação da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo. Além da doação de parte das inscrições, os nadadores recebem mudas produzidas no mesmo viveiro que eles ajudam a conservar, como ipê-rosa, goiabeira, entre outras.

A cada viagem, um metro quadrado reflorestado

A Etrip, plataforma de viagens corporativas on-line da Tour House, lançou em novembro a campanha "Etrip Green Friday". Para cada venda realizada na plataforma naquele mês, a empresa se comprometeu a plantar 1 metro quadrado de Mata Atlântica, com o IPÊ, como forma de promover uma contrapartida ao consumo no mês em que acontecem as promoções da Black Friday.

A iniciativa teve adesão de várias empresas: Tour House Corporativo, Tour House Eventos, Air France KLM, Gol, Movida, Vivere Viagens, Italica, 123 Espanhol, 123 Japonês, 123 Francês, Evento Único, Rock Content e Agência Amigo. Com o recurso obtido, no valor de R$ 6.360,30, foram plantados 1.910 metros quadrados de floresta, ou seja, 320 árvores, com a participação direta de 30 pessoas.

Crédito: Arquivo Pessoal

"Isso é apenas o começo. Acreditamos muito no potencial dessa iniciativa. É importante agirmos e dar oportunidade de as empresas também agirem em prol do socioambiental." Vinicius Gonçalves, head da Etrip.

Havaianas-IPÊ 2019: nova coleção com animais brasileiros

A parceria entre o IPÊ e a marca de calçados completou 15 anos em 2019 (veja mais em Destaques). Em maio, lançamos a nova coleção, com o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), o jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) e o gavião real (Harpia harpyja). As Havaianas-IPÊ revertem 7% das vendas dessa coleção para o IPÊ fortalecer suas ações ambientais. Em 2019, as vendas geraram R$ 647.270,70 para a causa.

Arredondamento: todos podem contribuir com doações

O IPÊ participa do Movimento Arredondar, ação em que o cliente dos estabelecimentos parceiros é convidado a "arredondar" o valor da compra e doar os centavos acrescentados à nota a organizações sociais e ambientais brasileiras. As doações individuais não ultrapassam R$ 0,99 a cada compra. Até 2019, tivemos a parceria de Luigi Bertolli e Meggashop. Havaianas e Tricard continuam no movimento!

Em 2019, foram repassados ao IPÊ R$ 46.442,09. O recurso é utilizado para desenvolvimento e fortalecimento das nossas ações pela conservação da biodiversidade.

Havaianas participa do movimento

Não é só comprando as sandálias das coleções de animais brasileiros, da parceria com o IPÊ, que as pessoas podem colaborar com nossa causa. Nas lojas próprias de Havaianas (Concept Store Oscar Freire, Shopping Iguatemi, Shopping Morumbi e Outlet Catarina, em São Paulo; e Concept Store Rio e Shopping Leblon, no Rio de Janeiro), os clientes podem arredondar o valor da compra, e a quantia arredondada é doada ao nosso Instituto.

O engajamento dos colaboradores dessas lojas é fundamental para que o movimento funcione. Para isso, promovemos treinamentos com as equipes de vendas e operadores de caixa, uma ação que faz a diferença para o sucesso da parceria, ajudando no crescimento da arrecadação.

Em 2019, realizamos ainda duas ações: distribuição de mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na Concept Store da Oscar Freire (São Paulo) no Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho, e visita de 15 trainees da Alpargatas à sede do IPÊ, em outubro.

Clientes do Tricard agora arredondam fatura

Modalidade inédita até 2018, o arredondamento da fatura do cartão de crédito foi uma inovação pensada por IPÊ, Arredondar e Tricard (Sistema Integrado Martins). O cliente faz a opção pelo arredondamento da fatura uma única vez, por meio do site ou aplicativo do Tricard, válido de forma contínua. O arredondamento nunca vai ultrapassar R$ 0,99. Em 2019, essa iniciativa gerou R$ 4.749,08 para a causa socioambiental. Desde que foi lançado, 1,5 mil pessoas já aderiram a essa iniciativa.

Cassiane Honório foi uma das clientes que passou a arredondar o valor da sua fatura. Por isso, a convidamos para conhecer nosso trabalho e o impacto da sua doação.

“É uma sensação de dever cumprido, de saber que a minha doação e de outras pessoas está fazendo a diferença.”

A cada fatura que é paga, Tribanco doa ao IPÊ

Além do movimento Arredondar, o Tricard (Tribanco) é parceiro do IPÊ desde 2006, por meio de doações atreladas a alguns de seus produtos. Cada operação do Crédito Certo Tribanco gera 10 centavos em doação aos nossos projetos e 1 centavo de cada fatura paga na Tricard também é doado para a sustentabilidade e fortalecimento do IPÊ. Valor total arrecadado em 2019: R$ 48.290,05.

Turismo em Atibaia apoia o IPÊ

Iniciativa do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau (ARC&VB), o Turista+ estimula a colaboração dos visitantes de Atibaia e região com a Mata Atlântica local, por meio de parcerias com a rede hoteleira. Com o Turista+, parte do room-tax, uma taxa voluntária paga pelo hóspede, é destinada ao IPÊ.

Além de contribuir com pesquisas e ações de proteção ambiental, quem faz a opção de pagar a pequena contribuição também está coberto por um seguro especial contra acidentes pessoais durante sua hospedagem. Só em 2019, mais de 14,2 mil pessoas optaram pelo room-tax e apoiaram o IPÊ, o que resultou em R$ 7.703,75 destinados à nossa causa.

“Em todos estes anos, o Projeto Turista+ sensibilizou e envolveu muitas pessoas, sempre mostrando a importância de proteger nosso meio ambiente e nossa região. O Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau tem muito orgulho em contribuir e ser parceiro do IPÊ. Esperamos, em breve, multiplicar e contribuir com um futuro mais sustentável”, afirma Monica Fonte, Gestora Executiva do ARC&VB.

Mais de 52 mil turistas já colaboraram com o projeto, o que equivale ao cultivo de 20 mil mudas ou o plantio de 1.000 árvores nativas.

Para que o projeto dê resultados, o Turista+ conta com as equipes dos hotéis para informar e apresentar os resultados da iniciativa. Em 2019, treinamos 45 pessoas do Hotel Vila Verde, Atibaia Residence Hotel, Tauá Hotel e rede ARC&VB.

Doe pelo Polen

Ao fazer a compra de produtos por meio de um plugin ou pelo site da iniciativa Polen, o cliente escolhe uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para a qual o Polen irá direcionar uma doação feita pela loja/empresa da qual a pessoa está comprando. A doação não custa nada a mais para quem compra. Participe! Conheça em polen.com.br/ipe

Promovemos oportunidades de geração de renda para comunidades

O IPÊ busca engajar e envolver as comunidades das áreas em que atua sobre a importância da biodiversidade e conservação, e uma das formas de fazer isso é mostrando alternativas de geração de renda que fortaleçam essas comunidades. Veja algumas iniciativas:

Loja do IPÊ: vitrine para produtos locais

Produtos feitos por comunidades nos locais onde o IPÊ atua são vendidos pelo site da loja: www.lojadoipe.org.br Entre os itens, estão os trabalhos feitos pelas bordadeiras do projeto Costurando o Futuro, em Nazaré Paulista (SP), e buchas agroecológicas dos assentados de reforma agrária do Pontal do Paranapanema (SP), além das camisetas produzidas por voluntários como o designer Fabio de Sá.

Costurando o Futuro: renda e conservação

Crédito: Manu Guimont

Com atividades de costura, oficinas de produção e educação ambiental, o projeto leva conhecimento sobre produto, marketing e vendas a um grupo de nove mulheres de Nazaré Paulista (SP), bem como sobre a biodiversidade do local onde vivem, a Mata Atlântica.

Os produtos retratam nossos bichos e florestas. Os desenhos surgem do encontro com designers voluntários. Em 2019, a designer Simone Nunes realizou novo encontro para a produção de peças em conjunto com as mulheres.

Com o Instituto C&A, o grupo de bordadeiras participou de quatro eventos no ano, entre eles um workshop para funcionários do Escritório Central da C&A; a Feira do Bem, na Praça Milão, em São Paulo; e a Virada da Virada, na Bienal do Ibirapuera, também em São Paulo. Além disso, as mulheres marcaram presença também na Festa de Flores e Morangos de Atibaia. Em 2019, as vendas resultaram em R$ 2.260,00 de renda ao grupo.

Compre do IPÊ

Na loja virtual você encontra produtos das bordadeiras do projeto Costurando o Futuro, de Nazaré Paulista (SP), e buchas agroecológicas dos assentados de reforma agrária de Pontal do Paranapanema (SP), além de outros produtos.

Informação ambiental marca Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Pelo quarto ano seguido, participamos da Festa de Flores e Morangos de Atibaia, que chegou à sua 39ª edição em setembro, com cerca de 5 mil pessoas. A cidade de Atibaia é de grande interesse para a conservação ambiental por ficar em uma área que abriga flora e fauna da Mata Atlântica ameaçadas de extinção e recursos hídricos importantes, que ajudam a abastecer o Sistema Cantareira. Por isso, junto com a organização da festa - a Associação Hortolândia de Atibaia - sempre chamamos atenção para a questão socioambiental no evento.

Além do estande de Educação Ambiental, foram vendidos os produtos de comunidades de Nazaré Paulista e mudas de árvores nativas da Mata Atlântica produzidas no Viveiro Escola do IPÊ.

Crédito: Arquivo IPÊ

Jogo estimula reflexões sobre sustentabilidade e colaboração em equipe

Crédito: Ilana Bar

Empenhados em levar soluções de educação e sustentabilidade para diversos públicos, criamos a ferramenta "Sustentabilidade em Jogo". Idealizado pelo professor da ESCAS Marcos Ortiz, o material é um jogo de tabuleiro e cartas que incentiva a reflexão e debate sobre sustentabilidade, ao mesmo tempo que desenvolve um senso de colaboração entre os jogadores, analisando percepções e promovendo reflexões sobre o tema de maneira agradável e lúdica, facilitando o aprendizado e a retenção do conhecimento. O ponto alto do jogo são os desafios, quando as equipes buscam estratégias para a resolução de problemas reais enfrentados pelas organizações e seus profissionais.

Os jogos são customizados de acordo com as necessidades dos parceiros que desejam ter a atividade em suas empresas ou instituições. Em 2019, realizamos jogos nas Havaianas e durante dois encontros do Grupo GV, que reúne lideranças empresariais da região de Nazaré Paulista, para discutir empreendedorismo, liderança, sustentabilidade e gestão de pessoas.

Um Dia no Parque aproxima visitantes da natureza

A campanha Um Dia no Parque, realizada no dia 21 de julho pela Coalizão Pró-UCs, da qual fazemos parte, promoveu atividades em Unidades de Conservação (UCs) de todo o país. O objetivo é criar uma cultura de visitação e turismo por meio de um dia de comemoração, em que áreas protegidas e parceiros (organizações não governamentais, grupos de visitantes organizados, empresas) ofereçam atividades que, além servirem como recreação, despertem a consciência ambiental dos participantes.

Jovens líderes do clima fizeram dia de imersão no IPÊ

A crise climática é realidade e, para encarar os desafios socioambientais deste e dos próximos anos, a startup Youth Climate Leaders (Jovens Líderes Climáticos Brasil) prepara jovens com uma capacitação intensa no tema. Durante dois meses, 35 jovens de 17 a 37 anos passaram por aulas, palestras e vivências sobre transformação socioambiental, com vistas a reduzir o impacto das mudanças climáticas nas nossas vidas. Para terminar esse período intenso, o grupo escolheu o IPÊ para um dia de trocas de conhecimentos entre pesquisadores e coordenadores de projetos do Instituto.

“Os jovens do programa estão em transição de carreira. Buscamos sempre essa imersão em algum local que desenvolva trabalhos com meio ambiente, contato com especialistas da área e, claro, esse contato com a natureza. É um modo de mostrar como é isso na prática e no Brasil. O IPÊ tem toda a estrutura que precisamos”, explica Flavia Bellaguarda, uma das fundadoras do Youth Climate Leaders e assessora de mudança do clima do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade).