PRINCIPAIS destaques em 2018

A partir de 2019, ampliaremos a atuação na
Amazônia com o projeto LIRA

#IPEAMAZONIA #IPEPARCERIAS

Foto: Marcos Amend

O IPÊ inicia, em 2019, o projeto LIRA - Legado Integrado da Região Amazônica, aprovado em 2018 pelo BNDES, com R$ 45 milhões do Fundo Amazônia. Temos como parceiros institucionais Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – Ideflor-Bio.

Os recursos serão destinados à gestão da iniciativa e à chamada pública para até 12 projetos que promovam o fortalecimento e a consolidação do gerenciamento de 83 áreas protegidas da Amazônia Legal, entre Terras Indígenas e Unidades de Conservação federais e estaduais, em uma área de cerca de 80 milhões de hectares.

Os projetos também devem desenvolver alternativas sustentáveis de produção para as populações desses territórios, e as instituições proponentes (organizações da sociedade civil) devem atuar de forma integrada com as associações indígenas, organizações e governos locais.

Para sua execução, o LIRA também contará com apoio de R$ 16,35 milhões da Fundação Gordon e Betty Moore.

Mapa de áreas prioritárias de conservação na Mata
Atlântica foi atualizado

#IPEBIODIVERSIDADE #IPEPESQUISA

A segunda Atualização das Áreas Prioritárias da Mata Atlântica, realizada em 2017 e 2018, foi coordenada pelo Departamento de Conservação de Ecossistemas (Deco) da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ao IPÊ coube a condução de todas as etapas do projeto.

A seleção de áreas prioritárias para a conservação do bioma é um importante instrumento de política pública para o planejamento e implementação de ações como a criação de Unidades de Conservação (UCs), licenciamento, fiscalização e fomento ao uso sustentável.

A elaboração desse novo mapa foi feita com a participação da sociedade civil, universidades, centros de pesquisa, representantes governamentais, empresas e cidadãos.

Foto: Angela Pellin/Arquivo IPÊ

Realizado dessa forma, o mapa ficou mais refinado e adequado ao contexto e, portanto, traz mais possibilidades de implementação de ações.

O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, coordenado pelo MMA no contexto da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável Brasil-Alemanha, parte da Iniciativa Internacional de Proteção do Clima (IKI) do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha. O projeto também conta com o apoio técnico da Deutsche Gesellschat für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e apoio financeiro do Banco de Fomento Alemão (KfW), por intermédio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Foto: Arquivo IPÊ

Pesquisadores elaboram Plano
de Ação para reduzir o declínio
de 13 espécies de primatas

#IPEBIODIVERSIDADE

O Brasil é o país com a maior diversidade de primatas do mundo, concentrando 20% das espécies existentes. Apenas na Mata Atlântica habitam aproximadamente 24 delas. Entretanto, mais de 70% dessa riqueza está ameaçada, o que torna esse bioma uma das prioridades globais para a conservação de primatas.

Em 2018, 45 especialistas, de 33 instituições do Brasil e do exterior, incluindo o IPÊ, reuniram-se para elaborar o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e Preguiça-de-Coleira (PAN PPMA). O objetivo é aumentar o habitat e reduzir o declínio da população da preguiça-de-coleira e de 13 espécies de primatas nos próximos cinco anos.

A Mata Atlântica abriga 24 espécies de primatas,
incluindo todas as espécies de micos-leões (Leontopithecus)
e muriquis (Brachyteles).

Com ONGs parceiras,
levamos o “Espaço Amazônia”
ao IX Congresso Brasileiro
de Unidades de Conservação

#IPEBIODIVERSIDADE #IPEAMAZONIA #IPEPARCERIAS

Conhecer, entender e representar a Amazônia é um enorme desafio. Para falar sobre esse bioma tão multicultural e diverso, o IPÊ e diversas ONGs de ciência e meio ambiente que atuam na região montaram o “Espaço Amazônia: florestas e comunidades”, durante a nona edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), de 31/07 a 02/08, em Florianópolis (SC). O estande, com 72 metros quadrados, atraiu mais de 500 pessoas diariamente ao longo do evento.

As ONGs parceiras desse espaço (Funbio, FVA, Idesam, IDSM, IEB, Imazon, Imaflora, Ipam, ISA, Kanindé, WCS Brasil, WHRC e WWF-Brasil) integram a Iniciativa Andes-Amazônia, lançada em 2003 pela Fundação Gordon e Betty Moore, para conservar a biodiversidade e a função climática da Bacia Amazônica. O IPÊ realizou palestras e encontros sobre os trabalhos executados no bioma, além de lançar publicações sobre os projetos. Diálogos da Conservação, Gestão do Conhecimento e Consolidação de Áreas Protegidas foram os principais temas debatidos pelo Instituto.

O Espaço Amazônia promoveu

15 eventos,
com foco no tema “Uso
sustentável nas unidades
de conservação e o papel
das populações tradicionais
no manejo e conservação
da Amazônia”

Lançamento
de publicações
e talk shows,
com transmissão ao vivo
e vídeos publicados
no Facebook

Diálogos e reuniões
técnicas sobre gestão
e consolidação de Unidades
de Conservação, cadeias
de valor e populações
tradicionais

Realizamos treinamentos para 40 moradores
de áreas rurais

#IPEEDUCAÇÃO #IPEPARCERIAS

Uma parceria entre a ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e o projeto Semeando Água, ambos do IPÊ, e a ELTI - Environmental Leadership & Training Initiative (Iniciativa de Liderança e Capacitação Ambiental), da Escola de Florestas e Estudos Ambientais da Universidade de Yale (EUA), promoveu dois cursos de campo para 40 moradores de áreas rurais no estado de São Paulo.

O primeiro, para assentados rurais no Pontal do Paranapanema, extremo oeste do estado, apresentou de forma prática os princípios da agroecologia e restauração ecológica por meio de sistemas agroflorestais (SAFs), silvipastoris e restauração florestal.

O segundo, nas cidades de Piracaia, Nazaré Paulista e Joanópolis, aconteceu nas Unidades Demonstrativas do projeto Semeando Água, em áreas de abrangência do Sistema Cantareira de abastecimento. Ali, os participantes tiveram acesso a aulas sobre Restauração Ecológica em Sistemas Silvipastoris.

A proposta dos cursos foi disponibilizar conhecimentos para que pequenos produtores possam implementar paisagens produtivas sustentáveis em suas propriedades. Após as aulas, os alunos dos cursos foram desafiados a colocar a teoria em prática, desenvolvendo projetos para as pequenas propriedades de sua região. Veja o depoimento de alguns participantes a seguir.

Três participantes do curso, no Pontal
do Paranapanema, contam sobre o conteúdo aprendido
e o projeto prático proposto ao final do módulo

#IPEEDUCAÇÃO #IPEPARCERIAS

Nossos pesquisadores mostram
seus estudos em publicações
internacionais

#IPEPESQUISA

Temos como premissa a realização de pesquisas aplicadas nas regiões onde atuamos em parceria com diversos cientistas em instituições do Brasil e do mundo. Em 2018, pesquisadores do IPÊ tiveram seus estudos publicados em periódicos científicos de reconhecimento internacional, fruto dessas ações. Clique nos títulos para conhecer alguns dos artigos.

Fragmentação da conectividade dos Andes com a Amazônia por hidrelétricas - Science Advances, 31 Jan 2018, Vol. 4, no. 1. Com coautoria de Clinton Jenkins, professor da ESCAS e pesquisador do IPÊ

Acesso aberto limitado em sistemas socioecológicos: como as comunidades lidam com a imprevisibilidade ambiental? - Conservation Letters, 2018; e12616. Com coautoria do pesquisador do IPÊ Rafael Chiaravalloti

Como proteger metade da Terra para garantir proteção suficiente da biodiversidade - Science Advances, 29 Aug 2018, Vol. 4, no. 8, eaat2616. Com coautoria de Clinton Jenkins, pesquisador do IPÊ e professor da ESCAS.

Foto: Virginia Chiaravalloti.

Nossa presidente recebe
prêmio nos EUA

Suzana Padua foi premiada pelo Conselho de Ex-Alunos do Centro de Estudos Latino-Americanos (LAS) da Universidade da Flórida (UF) com o Lifetime Achievement Award 2018. O prêmio é dado a ex-alunos da universidade cujas realizações ao longo dos anos tiveram um impacto significativo em seu campo.

Suzana foi reconhecida pelo histórico de liderança na capacitação para conservação e educação ambiental por meio, principalmente, da criação do IPÊ e seu programa de educação ambiental, e da ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade.

Proteção da vida selvagem

Em setembro de 2018, Patrícia Medici, por meio da Iniciativa Nacional para Conservação da Anta Brasileira (INCAB-IPÊ) recebeu o AZA's William G. Conway International Conservation Significant Achievement Award, entregue na Conferência Anual da Associação Americana de Zoológicos e Aquários (AZA - Association of Zoos and Aquariums). O prêmio destaca importantes projetos de conservação e proteção de vida selvagem ao redor do mundo, e é uma coalizão de cinco zoológicos norte-americanos que apoiam o projeto por décadas – Columbus, Disney, Houston, Jacksonville e Nashville.